O Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) é um tributo federal anual que incide sobre a renda dos brasileiros. Desde 1922, trabalhadores e empresas devem informar seus ganhos à Receita Federal, que verifica se os impostos pagos são relativos aos rendimentos declarados.
Dessa forma, o dinheiro arrecadado financia a saúde, educação, segurança, infraestrutura, programas sociais e de inclusão. Esse tributo também fomenta o desenvolvimento da ciência e tecnologia, bem como promove melhorias em diversas áreas do país.
Como declarar o Imposto de Renda?
Primeiramente, baixe o Programa Gerador da Declaração (PGD IRPF) no site da Receita Federal. Quem possui certificado digital pode usar o e-CAC, que oferece uma declaração pré-preenchida.
Dessa forma, Siga as instruções no programa, preencha os quadros com suas informações e envie a declaração. Acompanhe o status para corrigir possíveis pendências e evitar a malha fina.
Vantagens de declarar corretamente:
Declarar corretamente evita multas e problemas futuros com a Receita. Além disso, possibilita a restituição de valores pagos a mais e contribui para o desenvolvimento do país, financiando serviços essenciais e infraestrutura.
Lembre-se de manter todos os comprovantes de rendimentos e despesas de cinco anos, incluindo documentos de negociação, investimentos, imóveis, educação, saúde, e pensão alimentícia, para facilitar o preenchimento da declaração.
Quer saber quais as recomendações para investir? Veja as principais recomendações conforme o consenso do Clube Acionista, por aqui.
Para outros conceitos importantes em nosso glossário! Confira por aqui.