Gastar mais do que se ganha é um desafio para todos, até mesmo para o governo. Os impactos dos gastos em excesso são diversos principalmente quando falamos de uma nação. Por isso, abaixo citamos as três principais reações do mercado financeiro quando há incertezas sobre o futuro econômico de um país.

Impactos dos gastos do governo quando extrapolam os ganhos

Câmbio

Uma das primeiras variáveis a sofrer pressão é o câmbio. O real se desvaloriza ante o dólar. Consequentemente, podendo impactar na inflação do país por envolver preços de mercadorias, transportes, importações, exportações e etc. Dessa forma, se nada for resolvido, as expectativas de câmbio mais elevado também não deveriam param de subir, confirmando o cenário de deterioração.

Juro futuro

Outro indicador fortemente afetado pelas expectativas. Ou seja, em um cenário que o governo tem um desempenho abaixo do que o mercado espera, o preço do dinheiro (os juros) fica mais caro. Se nada for feito, o mercado pode chegar ao ponto de não ver melhoras em um horizonte médio de tempo, assim os juros futuros se elevam. 

“O capital de longo prazo para investir fica mais caro, afetando então a dinâmica macroeconômica. O que entendemos é que o mercado tem cobrado uma diligência maior do governo quanto ao orçamento e quer observar, na prática, os resultados se estabilizando”, comenta os analistas.

Banco Central

Também reage diante desta situação. O BC observa tanto a inflação corrente, uma vez que possui a meta de 3%, como também precisa se atentar às expectativas, para não ter o processo de desancoragem da inflação. Se os dois elementos acima não se alinham e representa uma consequência inflacionária acima da expectativa, a casa precisa agir. Isso explica o recente aumento da Taxa Selic para 11,75%.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

Então, onde investir em Renda Fixa? No Clube Acionista você tem todas as informações para se proteger dos juros altos. Acesse agora por aqui.