As fortes chuvas no Rio Grande do Sul causaram inundações massivas, deixando um rastro de prejuízos bilionários. Em meio à devastação, quem possui imóvel financiado pode encontrar um aliado importante: o seguro habitacional.
Conforme a legislação brasileira, há a obrigação da contratação de seguro habitacional para financiamentos imobiliários, em conformidade com a Lei 9.514/97. Esse seguro protege tanto o imóvel quanto o financiamento em situações de desastres, como inundações.
Além do Imóvel Alagado: Proteção em Meio ao Caos
Segundo matéria veiculada no Infomoney, Daniela Poli Vlavianos, explica que o seguro habitacional cobre danos físicos significativos causados por eventos como incêndios, vendas e alagamentos. Além disso, destacando que o seguro cobre morte, invalidez permanente e danos físicos ao imóvel, incluindo desmoronamentos e quedas de raio.
Para acionar o seguro é necessário comprovar a ocorrência do sinistro com documentação específica, conforme previsto no contrato. Dessa forma, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) concede às seguradoras um prazo de 30 dias para a regulação e liquidação dos sinistros após a entrega da documentação pelo segurado.
Compreender a importância da segurança habitacional e adotar estratégias financeiras inteligentes como por exemplo um seguro de vida pode transformar as adversidades. Garantindo segurança e um mínimo de estabilidade financeira que sirva de respaldo em momentos difíceis.