Decidir entre alugar imóveis ou fundos imobiliários (FIIs) para investir gera dúvidas entre muitos investidores. Com diversas vantagens que os FIIs oferecem, essa escolha não é simples e vai além da mera comparação de rentabilidade.

O medo da volatilidade

Um dos maiores obstáculos para quem pensa em migrar de imóveis físicos para FIIs é o temor associado à Bolsa de Valores. A ideia de que “investir na Bolsa é arriscado” ecoa em muitos debates. Embora os FIIs apresentem menor volatilidade em relação às ações, suas cotas flutuam conforme o humor do mercado, levando à incerteza. A volatilidade se tornou evidente em momentos extremos: o IFIX subiu mais de 21% em um trimestre, sem razões claras, e caiu 28% em dias durante a pandemia.

A psicologia do investimento

Quando o mercado está em alta, o desejo de comprar impulsiona muitos investidores. No entanto, quando os preços caem, o medo toma conta e muitos acabam vendendo no pior momento. É essencial lembrar que ao investir em FIIs, você adquire uma fração de ativos tangíveis, como shoppings e escritórios. Pergunte-se: você venderia seu imóvel por um preço menor em um momento de pressão? O mesmo vale para os FIIs.

Em vez de se deixar levar pelas oscilações de preço, foque nos fundamentos dos ativos. Se um fundo mantém boa capacidade de gerar renda, uma queda de preço pode ser uma chance de compra vantajosa. Por isso, concentre-se nos eventos que realmente afetam seu investimento, em vez de se distrair com ruídos de curto prazo.

Soluções para Investidores

Invista em conhecimento sobre FIIs e acompanhe as principais casas e instituições do país que fazem recomendações e analisam as oportunidades. Por isso, com o Clube Acionista mais próximo de você entender sobre cada alternativa e observar diferentes opiniões ajudará a decidir com mais confiança. Além disso, vai contribuir em evitar decisões precipitadas.

Aloque apenas uma fração do seu patrimônio em ativos de renda variável, mantendo uma distribuição saudável. Isso permite que você suporte as oscilações do mercado sem pânico.

    Ao escolher entre imóveis e FIIs, tenha em mente que o controle psicológico desempenha um papel vital no seu sucesso como investidor. Assim, o Clube Acionista serve de importante aliado para tomar decisões mais informadas.