Muito se fala do termo Short Squeeze no mercado financeiro, representado por fortes altas e seguida por intenso período de queda. Assim, com dados que indicam a possibilidade de forte oscilação no ativo.

Short Squeeze, o que é e como funciona?

Short squeeze, é o nome referente à um movimento forte, brusco e significativo no preço de um ativo, algo puramente especulativo. Ou seja, trata-se de uma valorização repentina e muito significativa. Geralmente, após o movimento, as ações tendem a recuar, podendo ser tão forte quanto subiu.

A causa do movimento repentino ocorre por conta do fechamento de posições (recompra de ações) de investidores vendidos no papel. Ou seja, investidores que venderam o papel sem tê-lo (apostando na queda), também conhecido como operação short que precisam recomprar a ação para cobrir a operação.

Quando há muitos investidores na mesma situação e estes decidem se desfazer da posição ao mesmo tempo (para se desfazer basta realizar a operação inversa: comprar) gera o efeito brusco de alta no preço das ações.

O que é estar vendido no papel? Ou short?

Saber o que é uma “operação vendida” ou estar short no papel ajudará entender o que é short squeeze. A operação também é chamada de vender a descoberto, o objetivo é vender um ativo por um valor e recomprá-lo por um preço menor posteriormente, lucrando com essa transação.

Os investidores que operam vendido, geralmente, fazem isso por meio do aluguel de ações. Portanto o risco está no compromisso em relação à oscilação do preço para o lado oposto, pois quem aluga precisa honrar o compromisso com o locatário: comprar o papel no mercado a vista para devolver ao dono.

Quando há muitos “compromissos de recompra” de um mesmo ativo ocorre o movimento de short squeeze. Portanto para que aconteça é preciso que ocorra três situações:

  1. Investidores operando vendido (apostando na queda).
  2. Investidores com dificuldade de encontrar mais ações para alugar o mesmo papel.
  3. Investidores obrigados a zerar a posição, vender (recomprar) todas as ações adquiridas.

Para descobrir se há possibilidade de um short squeeze em algum papel é preciso ficar atento na proporção das ações alugadas e no volume em que essas operações estão sendo realizadas. Quanto maior a proporção, maior será a chance de ocorrer um short squeeze.