Publicidade

Short Squeeze, o que é e como funciona?

Tempo de leitura: ‍

Nas últimas semanas, muito se falou do termo Short Squeeze, reforçado diversas vezes por Aldo Moraes, na série do IMA – Instante Mágico Acionista que tem como foco o olhar diário dos gráficos e principais tendências dos ativos da Bolsa.

Como foi dito por Aldo na última segunda feira (08), no curto prazo, segundo análise técnica, o índice Ibovespa sinaliza uma mudança de comportamento que pode fazer com que oscile entre os níveis de 115 mil a 127.500 pontos. Dados que indicam a possibilidade de forte oscilação.

Insistentemente citado o “Rodízio de Carteiras” e o “Smart Money”, conjuntamente com as “Fake News” e a constante ameaça de novos “Short Squeeze”, elevam, a já alta, volatilidade diária.

Short Squeeze, o que é e como funciona?

Short squeeze, é o nome referente à um movimento forte, brusco e significativo no preço de um ativo, algo puramente especulativo.

Na prática a oscilação é vista com a súbita valorização de algum ativo de forma muito significativa. Geralmente, após o movimento, as ações tendem a recuar, podendo ser tão forte quanto subiu.

A causa do movimento repentino é por conta do fechamento de posições (recompra de ações) de investidores vendidos no papel. Ou seja, investidores que venderam o papel sem tê-lo (apostando na queda), também conhecido como operação short que precisam recomprar a ação para cobrir a operação.

Quando há muitos investidores na mesma situação e estes decidem se desfazer da posição ao mesmo tempo (para se desfazer basta realizar a operação inversa: comprar) gera o efeito brusco de alta no preço das ações.

O que é estar vendido no papel? Ou short?

Saber o que é uma “operação vendida” ou estar short no papel ajudará entender o que é short squeeze. A operação também é chamada de vender a descoberto, o objetivo é vender um ativo por um valor e recomprá-lo por um preço menor posteriormente, lucrando com essa transação.

Os investidores que operam vendido, geralmente, fazem isso por meio do aluguel de ações. Portanto o risco está no compromisso em relação à oscilação do preço para o lado oposto, pois quem aluga precisa honrar o compromisso com o locatário: comprar o papel no mercado a vista para devolver ao dono.

Quando há muitos “compromissos de recompra” de um mesmo ativo ocorre o movimento de short squeeze. Portanto para que aconteça é preciso que ocorra três situações:

  1. Investidores operando vendido (apostando na queda).
  2. Investidores com dificuldade de encontrar mais ações para alugar o mesmo papel.
  3. Investidores obrigados a zerar a posição, vender (recomprar) todas as ações adquiridas.

Para descobrir se há possibilidade de um short squeeze em algum papel é preciso ficar atento na proporção das ações alugadas e no volume em que essas operações estão sendo realizadas. Quanto maior a proporção, maior será a chance de ocorrer um short squeeze.

Veja todas as publicações do IMA

A série para você incluir entre as suas estratégias de investimentos. Todas as manhãs, Aldo Moraes passa sua análise dos ativos e sugestões de compra e venda.

IMÃ – Instante Mágico Acionista

Publicidade

Este post está disponível na íntegra no Clube.Acionista

Picture of Acionista.com.br

Acionista.com.br

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.
Picture of Acionista.com.br

Acionista.com.br

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria, quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. O conteúdo da publicação pode conter elementos de texto gerados por inteligencia artificial. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Mais destaques

CM Capital indica uma carteira de FIIs com 12 ativos; veja

Para maio, a CM Capital incluiu mais dois novos ativos na carteira de FIIs conforme citam os analistas. “Recomendamos um portfólio com 12 ativos, divididos nos setores de escritórios (lajes corporativas e salas comerciais), de galpões logísticos, de shopping-centers, renda urbana (especificamente, varejo de rua), fundos de fundos imobiliários fundos

Vibra (VBBR3) está entre as campeãs de recomendações nas carteiras semanais

As ações da Vibra (VBBR3) se posicionaram entre as primeiras colocadas da semana. Elas são citadas nas carteiras recomendadas semanais para ganhos de curto prazo. Conforme a cobertura realizada hoje (13), o Acionista contabilizou duas empresas em destaque entre as cinco carteiras avaliadas. Entre elas a Vibra (VBBR3) teve duas

8 Carteiras BDRs dos analistas para comparar e investir

Conforme e cobertura do Clube Acionista, hoje selecionamos algumas Carteiras BDRs recomendadas por analistas de variadas instituições para você observar. Entre avaliar as diferenças e comparar o posicionamento de cada casa, suas chances de tomar uma melhor decisão sobre seus investimentos aumenta. Veja abaixo os desempenhos das carteiras e os

Libere todas as recomendações para investir

Mais lidas

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.