Mais do mesmo: os analistas e investidores esperam que o IFIX se recupere em março. Em fevereiro (assim como em janeiro, dezembro, novembro…) a estimativa já era essa. Por aqui, falamos mês passado que mesmo cambaleando em caminhos tortuosos mas em frente, os Fundos Imobiliários (FIIs) sempre conseguem se manter nas carteiras. E isso se confirma de novo. Entretanto, os desafios são proporcionais ao otimismo de muitos analistas e investidores. O IFIX teve performance negativa em -0,5%, um pouco melhor que em janeiro, que foi de -1,6%.
FIIs bem recomendados nas carteiras
O mês do Carnaval foi marcado pela continuidade das incertezas em torno da pauta fiscal, mantendo a curva de juros futuros volátil e impactando os preços dos ativos imobiliários. De acordo com a Guide, destaque negativo o setor de lajes corporativas, apresentando queda de -3,3%. “Vale mencionar os fundos de recebíveis, que se mostraram resilientes apresentando performance neutra de -0,1% no mês. Os demais segmentos de tijolos tiveram quedas, reforçando a incerteza observada no mercado de fundos imobiliários’, ressaltam os analistas.
Para março, é esperada uma recuperação do IFIX frente a uma desvalorização excessiva das cotas nas últimas semanas e sinalizações mais concretas do fim do ciclo de alta de juros, porém, “mantemos uma postura mais cautelosa frente a um cenário mais desafiador e incerto no espectro político-econômico”.