O Ibovespa, principal índice da Bolsa de valores brasileira, a B3, estende a queda do início da sessão desta quinta-feira (13), refletindo a desvalorização das commodities no cenário internacional.
Por volta das 13h15 (horário de Brasília) o marcador apresentava um recuo de 0,05%, aos 124.312 pontos.
Já o dólar comercial mantinha os ganhos do início do pregão, ao apresentar uma valoriação positiva de 0,01%, cotado a R$ 5,76.
Os investidores digerem os dados do varejo restrito no Brasil, que, combinados com os números do setor de serviços divulgados ontem, reforçam a expectativa de uma desaceleração econômica.
Além disso, o mercado ainda analisa os resultados das empresas listadas e aguarda a divulgação do índice de preços ao produtor (PPI) de janeiro dos Estados Unidos.
Entre as principais perdas, as ações da Vamos (VAMO3) recuavam 2,15%, e as da Marfrig (MRFG3) apresentavam queda de 1,64%. Já os papéis preferenciais da Petrobras (PETR4) caíam 0,46%, e as ordinárias tinham uma redução de 0,44%.
Ibovespa recua com sinais de desaceleração econômica nos EUA
Novos sinais de desaceleração econômica nos EUA orientam o desempenho do Ibovespa nos negócios desta quinta-feira (13). Embora esses indícios tenham influenciado a queda dos juros futuros, o índice opera em baixa, com um recuo moderado, em parte devido à alta nas bolsas de Nova York nesta manhã.
Na agenda de dados, foram divulgados os índices de inflação ao produtor e os pedidos semanais de seguro-desemprego nos EUA.
O índice de preços ao produtor (PPI) norte-americano foi divulgado um dia após a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI), que surpreendeu com um resultado acima do esperado e alterou as previsões para o corte nas taxas de juros americanas, adiando para setembro, em vez de junho.
O PPI subiu 0,4% em janeiro em relação a dezembro (a expectativa era de 0,3%). Na comparação anual, o índice avançou 3,5% em janeiro, superando a estimativa de 3,2%. Já o núcleo do PPI, que exclui itens voláteis, teve alta de 0,3% em janeiro e crescimento de 3,6% no ano.
EUA
Os principais índices das bolsas de Nova York iniciaram o pregão em alta, impulsionados por resultados financeiros positivos de empresas, mesmo diante da divulgação de dados de inflação no atacado acima do esperado, após os números fortes da inflação ao consumidor revelados ontem.
As ações da Cisco Systems avançavam 5,6%, após anunciar lucros e receitas trimestrais superiores às expectativas.
A Intel também subia 2%, seguindo o impulso registrado no início da semana com a notícia de que o governo de Donald Trump pretende incentivar a produção de chips de inteligência artificial (IA).
Além disso, os investidores aguardam o índice de preços ao produtor (PPI) dos EUA.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: +0,22%
S&P 500: +0,62%
Nasdaq: +1,05%
O post Ibovespa no vermelho tenta defender os 124 mil pts;dólar sobe apareceu primeiro em BPMoney.