Ibovespa hoje
Reprodução

ATUALIZAÇÕES DE MOVIMENTAÇÕES DO IBOVESPA:

  • – 10:10: Ibovespa: -0,49%, aos 122.059,99 pontos.

Na sessão anterior…

Na última quarta-feira, 15 de janeiro, o Ibovespa (IBOV) encerrou o pregão em alta de 2,8%, aos 122.650,20 pontos.

Brasil

Nesta quinta-feira (16), o mercado financeiro local observa o Índice de Atividade Econômica do Banco Central – Brasil (IBC-Br) de novembro – popularmente conhecido como a prévia do PIB-, divulgado pelo Banco Central (BC).

Além disso, investidores observam a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP) em cerimônia de sanção do Projeto de Lei Complementar (PLP) da Reforma Tributária.

Pix

Após uma repercussão negativa, ocasionada por uma onda de fake news, o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revogou a instrução normativa da Receita Federal que ampliava a fiscalização de transações financeiras, como o Pix, para evitar novas polêmicas.

Em resposta, anunciou uma medida provisória (MP) que reforça que não vai haver taxação sobre transações realizadas pelo meio de pagamento instantâneo, para tentar neutralizar o desgaste das informações falsas espalhadas pela oposição.

Paralelamente, a Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou à Polícia Federal (PF) a abertura de um inquérito para identificar os autores das fake news, mas especialistas criticaram a comunicação e a postura do governo federal, que foi vista como fraca e mal planejada.

O recuo foi interpretado como uma vitória da oposição, com a mensagem de que a pressão surtiu efeito e reforçou a narrativa de que a intenção inicial era taxar o Pix.

A ausência de uma resposta firme, como um pronunciamento em rede nacional, permitiu que o debate se ampliasse, especialmente após o vídeo do deputadofederal Nikolas Ferreira (PL-MG) viralizar e capitalizar o desgaste do governo federal.

De acordo com o professor Paulo Niccoli Ramirez, o governo petista tem se desestabilizado pelo uso mais eficaz das redes sociais pela direita, que demonstra maior capacidade de persuasão e atratividade para os algoritmos.

Caso o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tivesse adotado uma estratégia articulada desde o início, poderia ter evitado a repercussão negativa e não precisaria se esforçar tanto para conter os prejuízos causados pela polêmica.

Reforma ministerial

A cúpula do PT se preocupa com a possível perda de força no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) devido às mudanças na Esplanada dos Ministérios, mesmo com onze pastas.

Nos bastidores, dirigentes defendem que o União Brasil (UB), que não tem entregado votos proporcionais ao seu peso político, deveria ceder espaço para o Progressistas (PP), partido de Arthur Lira (AL), presidente da Câmara dos Deputados.

Petistas desejam atrair Lira para o governo federal, oferecer-lhe a pasta da Agricultura e um palanque para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na reeleição de 2026.

Por outro lado, a possibilidade de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado Federal, e, por consequência, do Congresso Nacional, integrar o governo desagrada ao PT – que o considera incapaz de realizar articulações eficazes no Congresso Nacional.

As eleições para as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, marcadas para 1º de fevereiro, devem consolidar Hugo Motta (Republicanos-PB), indicado por Lira, e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) como sucessores de Lira e Pacheco, respectivamente.

EUA

Nesta quinta-feira (16), o mercado norte-americano acompanha a divulgação das vendas do varejo em dezembro e o volume de pedidos de seguro-desemprego na semana.

Balanços – Bank of America, Morgan Stanley, UnitedHealth e TSMC informam seus números financeiros relativos ao quarto trimestre de 2024.

No País e em todo o mundo, investidores aguardam a posse do presidente eleito, o republicano Donald Trump, programada para a próxima segunda-feira, 20 de janeiro. As promessas relativas a política tarifária do magnata tensionam os mercados globais.

Europa

Reino Unido – A produção industrial do Reino Unido caiu 0,4% em novembro contra outubro, informou o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês) do país nesta quinta-feira (16).

Na comparação anual, o indicador registrou uma contração de 1,8%, em contraste com a expectativa dos analistas, que era de queda de 1,50%.

Em outra frente, o ONS revelou que o Produto Interno Bruto (PIB) britânico subiu 0,10% em novembro contra outubro.

Neste caso, a projeção da FactSet apontava crescimento de 0,20%.

As informações são de Dow Jones Newswires.

Zona do Euro – O Banco Central Europeu (BCE) divulga a ata de política monetária.

Ásia

China – Às 23:00, serão informados o Produto Interno Bruto (PIB) do 4° trimestre de 2024. Sobre o período, serão reportados ainda números de vendas no varejo, da produção industrial e dos investimentos em ativos fixos.

Publicidade

Aumente seus ganhos

em até 100%