O Ibovespa encerrou a última quarta-feira (19) em alta de 0,53%, aos 120.261,34 pontos.

Nesta quinta-feira (19), o mercado local opera com reação a decisão, de ontem, do Comitê de Política Monetária (COPOM) em manter a taxa básica de juros Selic em 10,50% ao ano. Isso representa uma interrupção no ciclo de queda da Selic.

Além disso, será observado alguns indicadores econômicos do exterior apresentados nesta quinta-feira, dia em que a agenda de indicadores do Brasil está esvaziada.

Por exemplo, os dados da economia na Europa, com índices de inflação ao produtor alemão e de confiança do consumidor na Zona do Euro.

Além disso, às 8:00, o Banco Central do Reino Unido anuncia a decisão para a política monetária do País.

Confira outros fatores que movimentam o Ibovespa (IBOV) nesta quinta-feira (20):

Lula e o destino do BC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) terá a palavra final na nomeação do sucessor de Roberto Campos Neto (RCN) para a presidência do Banco Central (BC), além de dois novos diretores a partir de janeiro de 2025.

Isso permitirá ao governo ter sete cadeiras no Comitê de Política Monetária (COPOM), podendo escolher nomes alinhados às ideias de seu partido, o PT.

Gabriel Galípolo e Rodrigo Picchetti, possíveis candidatos à vaga de Campos Neto, votaram pela manutenção da taxa Selic, o que foi considerado um voto técnico, mas desapontou Lula por endossar a política monetária ortodoxa do atual BC.

Há dúvidas se Lula ainda está disposto a nomear um deles para a presidência do BC. Pode haver um questionamento se houve “traição” ou se a unanimidade foi negociada com Lula.

Caso o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP), tenha convencido Lula de que não havia outra opção de voto para Galípolo, ele pode ser confirmado no cargo. Caso contrário, Lula pode surpreender com outra escolha.

Nesse cenário, a unanimidade teria pouca relevância, já que um novo BC está por vir.

Em falas recentes, Lula mencionou a necessidade de um presidente do BC “maduro” e “experiente”, levantando especulações sobre nomes como André Lara Resende, Guido Mantega e Aloizio Mercadante.

 As informações são do site Bom Dia Mercado.

Reação a Selic mantida em 10,5%

A decisão unânime do COPOM de manter a taxa Selic em 10,5% foi bem recebida pelos economistas do mercado, que elogiaram o compromisso com a meta de inflação e a postura prudente do comitê.

Mário Mesquita, do Itaú BBA, destacou que a decisão ajuda a restaurar o compromisso com a meta de inflação.

Fernando Honorato Barbosa, do Bradesco, afirmou que a unanimidade reforça a importância de perseguir essa meta.

Já Sergio Goldenstein, da Warren Investimentos, interpretou a decisão como uma interrupção, e não um encerramento, do ciclo de cortes.

Outros economistas, como Ricardo Tadeu Martins (Planner) e Alexandre Mathias (Monte Bravo), destacaram a responsabilidade e a cautela do Copom diante das condições inflacionárias.

Nicolas Borsoi (Futura) e Luiz Otávio de Souza Leal (G5) observaram que a postura prudente e alinhada dos novos diretores deve ter uma reação positiva no mercado.

As informações são do site Bom Dia Mercado.

No exterior…

EUA

Confira a agenda economica dos Estados Unidos da America (EUA) nesta quinta-feira (20):

  • 9:30 – Índice de atividades do Federal Reserve (Fed), o Banco Central norte-americano, na Filadélfia em junho;
  • 9:30 – Pedidos de auxílio-desemprego na semana.

Europa

Alemanha – O índice de preços ao produtor (PPI, pela sigla em inglês) da Alemanha caiu 2,2% em maio em comparação ao mesmo mês do ano anterior, segundo o escritório de estatísticas Destatis. Em abril, a queda anual do PPI foi maior, de 3,3%. Em termos mensais, o PPI permaneceu estável em maio. Os analistas consultados pela FactSet esperavam uma queda anual menor, de 2%, e um aumento mensal de 0,3%.

Reino Unido

Agenda:

  • 8:00 – Decisão para política monetária do País.

Ainda nesta semana…

Sexta-feira (21):

  • S&P Global: divulgação do Índice de Gerentes de Compras (PMI) composto para AlemanhaZona do Euro, Reino Unido e EUA.

O post IBOVESPA HOJE – Reação a Selic em 10,5%; destino do comando do BC; com dados da Europa apareceu primeiro em SpaceMoney.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.