O Ibovespa, principal índice acionário da B3, encerrou a última sexta-feira (28) em queda de 0,32%, aos 123.905,55 pontos.
Brasil
Nesta segunda-feira (1), o mercado financeiro local observa as projeções do Boletim Focus, do Banco Central (BC), para o IPCA (inflação), PIB (crescimento), Selic (juros) e Câmbio (dólar).
Além disso, a S&P Global apresenta o índice PMI da indústria de transformação de junho.
Lula
No último domingo, em um evento no Rio de Janeiro, foi mencionado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) é frequentemente criticado por “gastar muito dinheiro com pobre”, mas ele argumentou que, se esses recursos não forem destinados à Educação, acabarão sendo usados mais tarde na construção de cadeias.
Eduardo Paes (PSD-RJ), ao seu lado, elogiou Lula, chamando-o de “o cara que permite a gente sonhar e fazer coisas grandes para o nosso povo mais pobre”.
Lula, por sua vez, afirmou que “Dudu” Paes é o melhor gestor e prefeito do Brasil.
Em uma manchete do jornal O Estado de S.Paulo tem como destaque que, como parte de uma mudança na estratégia de comunicação, Lula planeja intensificar as entrevistas, com foco especial nas mídias regionais, principalmente durante suas viagens pelo país, que aumentarão neste ano eleitoral.
Plano Safra
Na quarta-feira, dia 3, será anunciado em cerimônia no Palácio do Planalto um pacote de financiamento agrícola que disponibilizará R$ 475,56 bilhões para pequenos, médios e grandes produtores.
Esse valor é recorde, representando um crescimento de 9% em relação ao volume da temporada anterior.
PEC do BC
No último domingo, o Sindicato dos Funcionários do Banco Central (BC) criticou a proposta de conceder autonomia financeira à instituição e ao presidente Campos Neto, afirmando que essa medida transformaria o BC em uma empresa pública.
O sindicato alertou que isso permitiria estabelecer salários milionários anuais para os diretores do BC, desrespeitando o teto constitucional de salários.
Os sindicalistas não participaram das discussões para a PEC, que é uma bandeira de RCN.
EUA
Na agenda de indicadores econômicos norte-americano desta segunda-feira (1), o mercado acompanha a divulgação do Índice ISM da indústria de transformação de junho.
Europa
Alemanha – O índice de gerentes de compras (PMI) industrial da Alemanha caiu de 45,4 em maio para 43,5 em junho, de acordo com a pesquisa final divulgada nesta segunda-feira (1), pela S&P Global em parceria com o Hamburg Commercial Bank.
Apesar da queda, o resultado definitivo de junho superou levemente a estimativa preliminar e a previsão de analistas consultados pela FactSet, que era de 43,4.
Uma leitura abaixo de 50 indica que a produção manufatureira alemã continua em contração.
Reino Unido – O índice de gerentes de compras (PMI) industrial do Reino Unido caiu de 51,2 em maio para 50,9 em junho, conforme dados finais divulgados nesta segunda-feira (1), pela S&P Global.
O resultado definitivo de junho ficou abaixo da estimativa preliminar e da previsão de analistas consultados pela FactSet, que esperavam um leve avanço para 51,4.
Apesar da queda, a leitura acima de 50 indica que a atividade manufatureira britânica continua se expandindo.
Reino Unido – O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido avançou 0,30% no primeiro trimestre de 2024, na comparação anual, informou o Instituto Nacional de Estatísticas do País (ONS, na sigla em inglês).
Analistas consultados pelo FactSec projetavam expansão de 0,20%.
Em relação ao trimestre anterior, o crescimento foi de 0,70%. Neste caso, o consenso da FactSect era de alta de 0,60%.
A leitura final da ONS confirma que o Reino Unido saiu da recessão, após a contração do PIB no terceiro e no quarto trimestres de 2023.
Ásia
China – O PMI industrial medido pelo S&P Global e Caixin na China subiu de 51,7 em maio para 51,8 em junho, alcançando o maior nível desde junho de 2021 e marcando expansão pelo oitavo mês consecutivo.
Em contraste, o mesmo indicador medido pelo governo chinês permaneceu estável em 49,5, sugerindo que a economia do país ainda está em território de contração.
Ainda nesta semana…
Terça-feira, 2 de julho:
- Discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano.
- Zona do Euro: Índice de Preços ao Consumidor (IPC) final do mês passado e taxa de desemprego de maio.
Quarta-feira, 3 de julho:
- Índice PMI composto para Brasil, Reino Unido, Zona do Euro, Alemanha e Estados Unidos.
- Estados Unidos: Divulgação da ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC).
- Brasil: Pesquisa Industrial Mensal de maio realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Quinta-feira, 4 de julho:
- Brasil: Balança comercial mensal de junho.
Sexta-feira, 5 de julho:
- Alemanha: Produção industrial de maio.
- Zona do Euro: Vendas no varejo de maio.
- Estados Unidos: Taxa de desemprego de junho.
Essa matéria contém informações do site Bom Dia Mercado.
O post IBOVESPA HOJE – O que você precisa saber para investir nesta 2ª apareceu primeiro em SpaceMoney.