Na sessão anterior…
Na última quinta-feira, 16 de janeiro, o Ibovespa (IBOV) encerrou o pregão em queda de 1,5%, aos 121.234,24 pontos.
Brasil
Nesta sexta-feira (17), o mercado financeiro local observa o índice geral de preços – 10 (IGP-10) de janeiro, a ser divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Além disso, a FGV ainda informa o monitor do Produto Interno Bruto (PIB) de novembro.
Investidores também monitoram a entrevista do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP), à CNN 360, prevista para acontecer ao vivo às 15:00.
Reforma tributária
Na cerimônia de sanção do primeiro projeto de regulamentação da reforma tributária, ocorrida na última quinta-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou a aprovação da regulamentação de “milagre”, enquanto Fernando Haddad (PT-SP) destacou ser o “maior legado” econômico do governo para o País.
O ministro da Fazenda afirmou que, desde o Plano Real, o Brasil não realizou uma reforma econômica tão ampla.
Questionado sobre a medida provisória que proíbe a taxação do PIX, Haddad evitou comentar e afirmou apenas que caberá à imprensa analisar.
O ministro classificou os vetos ao texto como “laterais”, representando menos de 1% do projeto, e demonstrou confiança de que não gerarão controvérsias.
Ele confirmou que o Senado está preparado para votar o segundo projeto, que aborda a transição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e temas relacionados a estados e municípios.
Lula, por sua vez, vetou a proibição do Imposto Seletivo sobre exportações minerais, argumentando que a Constituição permite cobrança de até 1%, na tentativa de evitar conflitos de interpretação.
Além disso, o governo também vetou isenções a fundos de investimento e destacou que essas medidas devem estar alinhadas às determinações constitucionais em vigor.
Na Zona Franca de Manaus, o veto evitou ampliar benefícios fiscais, com garantia de que produtos já isentos de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) não acessem o crédito presumido de 6%.
EUA
Nesta sexta-feira (17), o mercado norte-americano acompanha a divulgação de dados da produção industrial de dezembro.
Além disso, o Fundo Monetário Internacional (FMI) divulga o relatório “Perspectivas da Economia Global”.
Posse de Trump
Na próxima segunda-feira (20), acontece a posse do presidente eleito Donald Trump e investidores acompanham com expectativas.
Isso porque a defesa enfática do uso de tarifas pelo futuro secretário do Tesouro dos Estados Unidos (EUA), Scott Bessent, já levou o mercado para a defensiva, interrompendo o entusiasmo com a fala do dirigente do Federal Reserve (FED), Christopher Waller, que previu vários cortes do juro neste ano.
Ásia
China – O Produto Interno Bruto (PIB) chinês cresceu 5% em 2024 e atingiu a meta do governo. O indicador teve alta de 5,4% no 4º trimestre, impulsionada por estímulos desde setembro.
A indústria e varejo do País também tiveram resultados expressivos em dezembro.
A produção industrial cresceu 6,2%, superando os 5,3% esperados, e as vendas do varejo subiram 3,7%, acima da estimativa de 3,5%.
Já os preços de novas moradias caíram 5,3% em dezembro, menor recuo desde agosto de 2023, indicando desaceleração na queda em relação a novembro (-5,7%).