Na sessão anterior…
Na última quarta-feira, 15 de janeiro, o Ibovespa (IBOV) encerrou o pregão em alta de 2,81%, aos 122.650,20 pontos.
Brasil
Nesta quinta-feira (16), o mercado financeiro local observa o Índice de Atividade Econômica do Banco Central – Brasil (IBC-Br) de novembro – conhecido como a “prévia do PIB” -, a ser divulgado pelo Banco Central (BC).
Além disso, a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP) em evento de sanção da reforma tributária será monitorada.
Arregou
Após a onda de fake news, o governo revogou a norma da Receita que ampliava a fiscalização de transações financeiras, como o Pix, para evitar novas polêmicas.
Em resposta, anunciou uma medida provisória que reforça que não haverá taxação sobre transações realizadas pelo meio de pagamento instantâneo, tentando neutralizar as informações falsas espalhadas pela oposição.
Paralelamente, a Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou à Polícia Federal (PF) a abertura de um inquérito para identificar os autores das fake news, mas especialistas criticaram a postura do governo, que foi vista como fraca e mal planejada.
O recuo foi interpretado como uma vitória dos opositores, com a mensagem de que a pressão surtiu efeito e reforçou a narrativa de que a intenção inicial era taxar o Pix.
A ausência de uma resposta firme, como um pronunciamento em rede nacional, permitiu que o debate se ampliasse, especialmente após o vídeo do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) viralizar, capitalizando o desgaste do governo.
De acordo com o professor Paulo Niccoli Ramirez, o governo petista tem se desestabilizado pelo uso mais eficaz das redes sociais pela direita, que demonstra maior capacidade de persuasão e atratividade para os algoritmos.
Caso o governo tivesse adotado uma estratégia articulada desde o início, poderia ter evitado a repercussão negativa e não precisaria se esforçar tanto para conter os prejuízos causados pela polêmica.
Reforma ministerial
A cúpula do PT está preocupada com a possível perda de força no governo devido às mudanças na Esplanada, mesmo ocupando 11 ministérios.
Nos bastidores, dirigentes defendem que o União Brasil, que não tem entregado votos proporcionais ao seu peso político, deveria ceder espaço para o PP, partido de Arthur Lira.
Petistas desejam atrair Lira para o governo, oferecendo-lhe a pasta da Agricultura e um palanque para Lula na reeleição de 2026.
Por outro lado, a possibilidade de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) integrar o governo desagrada ao PT, que o considera incapaz de realizar articulações eficazes no Congresso.
As eleições para as presidências da Câmara e do Senado, marcadas para 1.º de fevereiro, devem consolidar Hugo Motta (Republicanos-PB), indicado por Lira, e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) como sucessores de Lira e Pacheco, respectivamente.
EUA
Nesta quinta-feira (16), o mercado norte-americano acompanha a divulgação das vendas do varejo em dezembro e o volume de pedidos de auxílio-desemprego na semana.
Ásia
China – Às 23:00, sai o Produto Interno Bruto (PIB) do 4° trimestre de 2024, vendas no varejo e produção industrial.