Nesta quinta-feira (2), grandes companhias do Ibovespa dão sequência a temporada de balanços financeiros do 1º trimestre de 2024, como Bradesco (BBDC4) e Weg (WEGE3), que divulgam seus resultados antes da abertura dos mercados.
Além dessas, Marcopolo (POMO4), Iguatemi (IGTI11), Gerdau (GGBR4), Met. Gerdau (GOAU4), Arezzo (ARZZ3), Aes Brasil (AESB3), também informam seus números, mas após o fechamento de mercados.
Além disso, a agenda econômica desta quinta-feira possui alguns indicadores importantes, confira:
– 8:00 – Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV);
– 8:00 – Índice de Confiança Empresarial, referente ao mês de abril, pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV);
– 8:30 – Relatório de Investimento Direto (IDP), pelo Banco Central (BC);
– 8:30 – Transações correntes, pelo BC;
– 10:00 – índice de gerentes de compras (PMI, em inglês) da indústriaPMI de transformação, referente ao mês de abril, pelo S&P Global;
– 14:30 – Fluxo Cambial da semana, pelo Banco Central.
O Ibovespa (IBOV), principal índice acionário da B3, a Bolsa brasileira, encerrou a última terça-feira (30) em queda de 1,12%, aos 125.924,19 pontos.
Confira outros fatores que movimentam o Ibovespa (IBOV) nesta quinta-feira (2):
Lula em São Paulo
i. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) deu uma bronca ao vivo no seu secretário-geral da Presidência, Márcio Macedo, mostrando desconforto com o evento “mal organizado”, em ato do 1º de maio no estacionamento do estádio do Corinthians, em Itaquera, São Paulo.
Nas redes sociais, o fiasco foi prato cheio para os seguidores de Bolsonaro, que tem atraído multidões em suas convocações.
ii. No seu discurso, Lula justificou o veto à desoneração da folha de pagamento, sub judice depois que o ministro Cristiano Zanin deu ganho à ação do governo para suspender a decisão do Congresso e que está no centro do mais novo confronto com o Legislativo.
“A gente faz desoneração quando o povo pobre ganha. No nosso País não haverá desoneração para favorecer os mais ricos.”
Ontem, a Receita esclareceu que a decisão liminar do STF tem efeitos a partir de sua publicação, que ocorreu no dia 26 de abril, e que a decisão judicial deve ser aplicada, inclusive, às contribuições relativas ao mês de abril, com prazo de recolhimento até 20 de maio.
O presidente destacou ainda a isenção da cesta básica, que consta do projeto de regulamentação da reforma tributária entregue para o Congresso, e se comprometeu a estender a faixa de isenção do Imposto de Renda para R$ 5 mil até o fim do seu mandato.
iii. Lula também pediu que todo mundo que votou nele, vote em Boulos para governar São Paulo. O candidato estava no palanque.
Já o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, aproveitou o seu discurso para atacar o BC, que, segundo ele, adota uma narrativa de “balela” afirmando que a geração de emprego e o aumento dos salários geram inflação. “Vamos combater essa visão enviesada.”
As informações são do site Bom Dia Mercado.
Aumento do salário mínimo em São Paulo
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) não participou dos atos das centrais sindicais no dia do trabalhador, mas anunciou no X (ex-Twitter) o salário-mínimo de R$ 1.640 para São Paulo, “um aumento acumulado de 27% desde que assumimos o governo e 16% acima do mínimo nacional”.
As informações são do site Bom Dia Mercado.
No exterior…
EUA
Agenda:
– 9:30 – volume de pedidos ao auxílio-desemprego na semana.
Europa
Alemanha – O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da Alemanha subiu de 41,9 em março para 42,5 em abril, segundo pesquisa final divulgada nesta quinta-feira (2), pela S&P Global em parceria com o Hamburg Commercial Bank.
O resultado definitivo de abril ficou acima da estimativa preliminar e da previsão de analistas consultados pela FactSet, de 42,2 em ambos os casos. A leitura abaixo da marca de 50, porém, indica que a produção manufatureira alemã segue em contração.
Zona do Euro – O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da zona do euro caiu de 46,1 em março para 45,7 em abril, atingindo o menor nível em quatro meses, segundo pesquisa final divulgada nesta quinta-feira (2), pela S&P Global em parceria com o Hamburg Commercial Bank.
A leitura definitiva de abril, no entanto, ficou levemente acima da estimativa preliminar e da previsão de analistas consultados pela FactSet, de 45,6 em ambos os casos.
O resultado abaixo da barreira de 50, por outro lado, indica que a produção manufatureira do bloco segue em contração.