Conforme os analistas da Genial destacam que o Ibovespa está sendo negociado a 7,5x P/L projetado para os próximos 12 meses, vs média histórica de 11,0x, um desconto de 32% sobre sua média.
“Agora, se considerarmos as ações do Ibovespa (excluindo Petrobras e Vale), o índice está sendo negociado a 9,4x P/L, projetado para os próximos 12 meses, abaixo da média histórica (12,2x), com desconto de 23% sobre sua média. Ações de empresas ligadas à economia doméstica estão sendo negociadas a 8,8x P/L projetado para os próximos 12 meses, abaixo da média histórica (12,0x) e com desconto de 27% sobre sua média”, relatam.
Entretanto, considerando apenas as empresas exportadoras, tais ações estão sendo negociadas a 6,4x P/L projetado para os próximos 12 meses, abaixo da média histórica (9,9x) e com desconto de 35% sobre sua média. “As empresas de menor capitalização, Small Caps, estão sendo negociadas a 8,8x P/L projetado para os próximos 12 meses, abaixo da média histórica (14,3x) e com desconto de 39% sobre sua média.”
Então, onde investir com Ibovespa nestes níveis?
De acordo com o relatório da Genial, o atual cenário e seus desafios têm afastado o investidor estrangeiro da bolsa brasileira, “juntamente com as mudanças nas expectativas sobre a trajetória dos juros nos EUA e no Brasil, estamos recomendando uma postura conservadora nas escolhas de investimento.
Para os analistas, os fatores Lowvol (baixa volatilidade) e Dyield (dividend yield) têm potencial para se destacar em termos de desempenho nessa situação. “Levando em consideração que a bolsa brasileira está atrativa em termos de valuation, recomendamos aumentar a exposição em ações de maior volatilidade”, comentam.
Além disso, as ações de baixo beta e de setores com histórico de maior resiliência devem constituir a maior parte do portfólio, “mas já acreditamos que uma rotação para setores e fatores mais agressivos deve ser iniciada”.
Quer informações com credibilidade para investir? No Clube Acionista você conta com exclusividade para saber das recomendações e análises completas sobre investimentos. VEJA AGORA.