As ações de tecnologia nos Estados Unidos, que vinham em uma onda de recordes, enfrentaram uma reprecificação nas últimas semanas. Isso gerou incertezas entre os investidores que lucraram significativamente com esses papéis ao longo do ano. No entanto, a BlackRock, uma das maiores gestoras de ativos do mundo, enxerga a correção como uma oportunidade de investimento.

Conforme as mídias, em um comunicado recente aos seus clientes, a BlackRock expressou confiança no setor de inteligência artificial (IA), mantendo posições acima da média de mercado. A gestora destaca que as grandes empresas de tecnologia não estão apenas passando por uma fase, mas provocando transformações estruturais no mercado.

Perspectivas da BlackRock sobre as ações de tecnologia

A BlackRock atribui a correção nos preços das ações de tecnologia a fatores macroeconômicos que beneficiaram empresas de menor valor de mercado, sensíveis às taxas de juros nos EUA. Dados de inflação mais favoráveis alimentaram a expectativa de um possível corte nas taxas de juros, aumentando o interesse por essas empresas menores.

A gestora acredita que a recuperação das ações de menor valor de mercado será passageira, já que os bancos centrais provavelmente manterão as taxas elevadas devido à pressão inflacionária. Ao mesmo tempo, as expectativas sobre os lucros das empresas de tecnologia foram elevadas, vendo potencial para que essas empresas superem as expectativas no futuro e apresentem resultados sólidos.

Segundo analistas da LSEG, o lucro das empresas de tecnologia nos EUA deve crescer 18% no segundo trimestre em comparação ao mesmo período do ano passado. Assim, um número bem superior ao crescimento projetado de 2% para as demais empresas do S&P 500.

Por outro lado, apesar do otimismo para médio e longo prazo, a BlackRock prevê que as expectativas de lucro para as grandes empresas de tecnologia diminuirão ao longo do ano. Já outros setores, como indústria, energia, saúde e materiais, poderão se beneficiar do avanço da IA.

Oportunidades em meio à volatilidade

A gestora alerta para a possibilidade de volatilidade nos mercados nos próximos meses, mencionando fatores como a expectativa pelos resultados da Nvidia e as incertezas em torno da corrida eleitoral nos EUA. A redução das atividades no verão no hemisfério norte também pode aumentar a flutuação dos preços.

Portanto, a BlackRock sugere cautela em relação a novos acordos comerciais ou mudanças regulatórias que possam impactar o desenvolvimento da IA, causando novas correções nas ações de tecnologia. De todo modo, se você está com foco no longo prazo, considere a queda de preço uma oportunidade de reforço na posição.

Atualmente, trata-se de uma demanda que deve impactar diversos setores e não apenas o universo das ações de tecnologia. Acompanhe as principais recomendações ao redor do mundo pelos BDRs ou BDRs de ETFs, veja tudo por aqui.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte