A Hidrovias do Brasil está reunindo esforços para consolidar sua operação logística no Arco Norte do país.

A empresa já tem atuação forte no escoamento de grãos pela região e agora planeja expandir a infraestrutura atual, criar novas rotas e até mesmo participar dos leilões da BR-163 e da Ferrogrão, com uma participação minoritária, para garantir a competitividade do trajeto.

O Arco Norte se consolidou em 2020 como rota de escoamento da produção do Mato Grosso. Dessa forma, os portos da região passaram a ser responsáveis por mais de 50% da exportação, superando a rota de Santos. Esta mudança, de acordo com Fabio Schettino, presidente da cia, deve seguir avançando, seguindo o crescimento da produção agrícola no Norte do Estado.

A rota é o principal negócio da Hidrovias do Brasil. O trajeto começa de caminhão, saindo de Mato Grosso até uma estação de transbordo em Miritituba (PA). De lá, a carga segue por hidrovia até o Terminal de Uso Privado (TUP) de Vila do Conde (PA).

Com isso, a Hidrovias do Brasil pretende antecipar os investimentos na estrutura existente, já que a capacidade da rota está quase toda contratada.

Impacto: Positivo. A cia, com projeto, pretende expandir a infraestrutura atual, criar novas rotas e até mesmo participar dos leilões da BR-163 e da Ferrogrão, com uma participação minoritária, para garantir a competitividade do trajeto em que já atua. Dessa forma, a empresa acredita estar antecipando os investimentos na estrutura, em rota que já está quase toda contratada.

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