Conheça o FII Hedge Brasil Shopping (HGBS11) que faz parte da Carteira Recomendada de Fundos Imobiliários da XP. Dessa forma, o ativo integra a carteira que mantém sua maior alocação em fundos imobiliários com caráter mais defensivos.

Características do HGBS11

De acordo com a XP, o Hedge Brasil Shopping FII tem como objetivo auferir rendimentos pela aquisição e exploração comercial de participações em shopping centers construídos e em operação com pelo menos 15.000 m² de área bruta locável (ABL), localizados em regiões com área de influência de, no mínimo, 500 mil habitantes e administrados por empresas especializadas, atuando de forma ativa na gestão da carteira de investimentos.

Atualmente, o fundo possui investimentos em 17 shoppings, que somam em torno de 183 mil m²
de ABL própria. O portfólio é concentrado no estado de São Paulo (87% da carteira de ativos imobiliários). Porém o fundo também possui empreendimentos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

Portfólio

Segundo a XP, cinco dos shopping centers são detidos através de cotas de outros FIIs, e o fundo conta também com 5,2% do valor de seu ativo investido em outros FIIs líquidos. Sendo 1,7% em CRIs e 0,7% em fundos de renda fixa. Todavia, o fundo também conta com uma boa diversificação de operadores dos ativos, e os principais são Aliansce Sonae + brMalls (44%), AD Shopping (28%) e Lumine (12%). O fundo encerrou janeiro com 8,1% da ABL vaga.

Conforme apontou a XP, o fundo emitiu um comunicado informando que a Americanas representa 1,28% de sua receita, considerando os últimos 12 meses. Em relação aos pagamentos dos aluguéis, o gestor informou no portfólio do HGBS, a marca está presente em 14 dos 17 shoppings da carteira e, considerando estes 14 shoppings. Os gestores informaram que boletos correspondentes à competência de dezembro/22 (portanto anteriores ao início da recuperação judicial) devem compor os créditos quirografários (que não possuem tratamento diferenciado) da empresa, habilitados no processo de recuperação judicial. Até o momento, a inadimplência de Americanas corresponde a um montante de R$ 317 mil, ou o equivalente a R$ 0,03 centavos por cota.

Visão e recomendação

“Acreditamos que o portfólio do fundo é constituído primordialmente por shoppings bem consolidados e que vêm conseguindo apresentar uma boa recuperação de seus indicadores operacionais, de modo que o fundo vem apresentando rápida recuperação de seus resultados”. Disseram os analistas da XP.