Foto: Dinastia Ambani / Reprodução / Instagram

A dinastia mais rica da Ásia, atualmente liderada por Mukesh Ambani, de 67 anos, cujo pai, Dhirubhai, fundou a empresa Reliance em 1957, está adotando uma estratégia diferente de outras famílias bilionárias, ao permitir que seus herdeiros determinem seus próprios caminhos para o C-suite.

A esposa de Mukesh, Nita, deixou o conselho da Reliance em 2023. O casal tem três filhos adultos — Akash, Isha e Anant — cujos papéis que irão assumir na sucessão do império bilionário começaram a ser questionados.

Normalmente, o que se vê em negócios familiares desse tipo são os filhos assumindo lideranças determinadas pelos pais, mas no caso da família Ambani, a dinastia mais rica da Ásia, quem está decidindo suas atribuições são os próprios herdeiros. 

“Eu não decidi, eles decidiram”, Nita disse à “Bloomberg” em uma entrevista divulgada recentemente.

O que fazem cada um dos herdeiros da dinastia bilionária?

Seu filho mais velho, Akash, tem preferência por tecnologia — atuando como presidente da gigante de telecomunicações Reliance Jio Infocomm desde 2022.

“Akash foi um aficionado por tecnologia desde que era pequeno”, disse Nita. “Acho que isso se tornou uma parte tão grande de sua vida, fazer parte da Jio, que levou à maior história de transformação digital na Índia”, prosseguiu.

Enquanto isso, a segunda herdeira da dinastia, Isha, irmã gêmea de Akash, está em conselhos executivos em toda a marca Reliance — incluindo na Reliance Retail Ventures, Reliance Jio Intercomm e a Reliance Foundation.

“Minha Isha é uma garota muito intuitiva e sensível […] É um prazer ter uma filha que tem o mesmo sistema de crenças, os mesmos valores na vida. Vê-la hoje como uma líder feminina, como parte da Reliance Retail, realmente traz tanto orgulho para você”, afirmou Nita, segundo o “E-Investidor”.

Já o filho mais novo do casal, Anant – cujo casamento luxuoso se tornou o foco da atenção global no ano passado pela presença de famosos como Bill Gates, Mark Zuckerberg e os Kardashians –  está envolvido nas iniciativas verdes da Reliance e atuou nos conselhos da Reliance New Energy e Reliance New Solar Energy desde 2021.

“Meu mais novo, Anant, sempre foi sobre proteger o meio ambiente, salvar a vida selvagem”, comentou Nita.

A matriarca da dinastia, que é fundadora-presidente da  Reliance Foundation, afirmou que os filhos são “apaixonados pelo que fazem”.

“Para mim é muito importante que suas aspirações sejam cumpridas na vida”, acrescentou a mulher que foi a primeira indiana a ser eleita para o Comitê Olímpico Internacional. 

“Eu frequentemente me sento com eles e digo, ‘Meus horários são flexíveis, por favor me digam quando vocês querem que eu fique em casa e cuide das crianças… mas por favor, sintam-se à vontade se tiverem um compromisso urgente no trabalho, eu vou gerenciar a casa, eu vou cuidar das crianças’”, disse a matriarca da dinastia.

O post Herdeiros de dinastia bilionária decidem rumos do negócio; entenda apareceu primeiro em BPMoney.

Publicidade

Saiba quando as empresas vão divulgar

seus resultados