A gestora de ativos digitais Hashdex quer criar o primeiro ETF combinado de Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) nos Estados Unidos. A empresa apresentou à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) o registro S-1 para o seu Hashdex Nasdaq Crypto Index US ETF, um fundo que rastreará o desempenho de uma cesta diversificada de criptomoedas.
O ETF combinado da Hashdex, inicialmente focado em Bitcoin e Ethereum, possui um design flexível que permite a inclusão de outras criptomoedas no futuro. O Nasdaq Crypto US Settlement Price Index, que o fundo acompanhará, inclui uma variedade de ativos digitais além das duas maiores criptomoedas por capitalização de mercado.
No entanto, a Hashdex lembra que a inclusão de novas criptomoedas dependerá da aprovação. “Se qualquer ativo de criptomoeda além de Bitcoin e Ethereum se tornar elegível para inclusão no Índice, o Patrocinador fará a transição para uma estratégia de replicação por amostra”, afirmou a empresa;
Para garantir a segurança dos ativos dos investidores, a Hashdex escolheu a BitGo e a Coinbase Custody como custodiantes do Bitcoin e Ethereum. Mas, as criptomoedas serão mantidas em contas segregadas para cada investidor.
A gestora havia enviado o formulário 19b-4 do ETF combinado no dia 18 de junho à SEC, que reconheceu no final do mês. Caso seja aprovado, a Hashdex será a primeira empresa ter um ETF combinado de criptoativos autorizado a negociar nos EUA.
Além disso, o produto seria ponderado segundo as capitalizações de mercado relativas de free float das moedas listadas. Atualmente, a ponderação seria 23,7% de ETH e 76,3% de BTC.