Brasil sente o reflexo da preocupação mundial com uma possível recessão nos EUA em 2024 e com o início da “nova” guerra
Na última semana, o Ibovespa voltou a cair por conta do aumento de aversão ao risco no exterior, com disparada dos treasuries norte-americanos. O reflexo disso foi a alta considerável dos juros futuros no Brasil e do dólar também.
Além disso, no final de semana, o mundo presenciou os ataques do grupo extremista Hamas a Israel. Com o conflito na região do Oriente Médio, o preço do barril de petróleo disparou acima dos 5%, e o dólar vê elevação.
Nos Estados Unidos, as falas do presidente do Federal Reserve (FED) em buscar a estabilidade dos preços e payroll forte fizeram com que os treasuries subissem mais do que o normal. No entanto, as bolsas se recuperaram com o mercado trazendo que a inflação de salários permanece estável.
Além disso, os dados de payroll mostraram que os EUA criaram 330 mil novos empregos em setembro, bem acima dos 170 mil esperados, enquanto os salários permaneceram estáveis.
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
O iHUB Lounge possui uma área exclusiva com e-books e planilhas para você multiplicar os ganhos investindo. A entrada na plataforma é gratuita clicando aqui!
Na Europa, as vendas no varejo recuaram 1,2% em agosto, bem acima da expectativa de -0,3%. O preço no atacado veio dentro do esperado em +0,6%, na comparação anual teve queda de -11,5%.
Cenário Local
No Brasil, a produção industrial avançou 0,4% em agosto, com a maioria dos setores subindo, no entanto, continua negativo no acumulado do ano.
Juros
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
A curva de juros continuou a subir com a alta dos treasuries norte-americanos.
Câmbio e Commodities
O Real voltou a se depreciar, voltando aos patamares de R$5,20, com fortalecimento do dólar no mundo. O barril de petróleo recuou na semana, após sucessivas altas, com um aumento bem acima dos estoques de gasolina nos EUA e preocupações com recessão em 2024 nos EUA. Na abertura desta segunda-feira, o preço da commodity mostrou um avanço de 5% por conta dos conflitos no oriente médio e temor de nas tensões entre EUA x Irã.
Renda Fixa
As taxas de renda fixa continuaram a subir, com as NTNBs voltando perto dos IPCA+6% e LTN perto de 12%. O mercado de emissões de crédito privado continuou bastante aquecido, com empresas aproveitando a boa janela de captação e investidores aproveitando as taxas elevadas das emissões.
Perspectivas para a semana
A semana terá como o principal indicador macro no Brasil o IPCA de setembro e o Gabriel Galipolo do Banco Central dando declarações hoje (09/10). No exterior, a inflação nos EUA e Europa e os desdobramentos do conflito na região do Oriente Médio.
Ficou com alguma dúvida? Através do formulário abaixo, o nosso time de especialistas pode ajudar você a compreender melhor como adequar a sua carteira aos acontecimentos do mercado. Entre em contato e entenda melhor!
The post Hamas-Israel, conflito no oriente médio pode trazer consequências econômicas para o mundo appeared first on iHUB Lounge.