Todos temos responsabilidade nos impactos da nossa vida atual, e como dito anteriormente deve-se viver o presente pensando no futuro.

Busca-se a transição para um modelo circular e é possível contribuir com a adoção de hábitos pessoais no dia a dia. Vide a seguir alguns exemplos de práticas:

Descarte dos resíduos de forma separada

  • Pode-se separar os resíduos corretamente no seu descarte em espaços públicos e na sua residência para serem recolhidos corretamente. Esta separação contribui com o processo de encaminhamento para o processo circular.

Compostagem dentro da sua casa

  • Aproveite os seus resíduos orgânicos para fazer compostagem em casa. Você pode transformar os restos de alimentos para gerar adubo para plantas. Isso reduz o desperdício e devolve nutrientes ao solo.

Consumo consciente

  • Deve-se pensar com atenção sobre o seu consumo analisando a real necessidade de compra. Procure consumir produtos de qualidade e duráveis evitando a necessidade da reincidência da compra. Não se deixe levar por promoções em artigos que você não tem necessidade. Não seja influenciado por tendências de troca de produtos que tem seus lançamentos de inovação contínuos como os eletroeletrônicos, automobilísticos, moda de roupas e outros.

Valor das empresas e produtos circulares

  • Perceba quais empresas adotam práticas de Economia Circular, como a preocupação com o uso de matéria prima renovada, com a gestão do resíduo gerado em sua produção, a reciclagem dos seus produtos pós-consumo e outras práticas.

Reparo e manutenção dos bens

  • É possível consertar os nossos bens quando eles quebram ao invés de comprar outro novo. Aprender técnicas de conserto ou a utilização de serviços de manutenção estende a vida útil dos objetos.

Prática de Compartilhamento

  • Dê preferência a serviços e produtos de compartilhamento como o aluguel de carros, bicicletas, ferramentas, roupas, estadias e outros. Esta prática otimiza a utilização deles na medida que aproveita o tempo ocioso.

Mercado de reuso

  • Pense na compra de produtos de segunda mão ou recondicionados, como roupas em brechós, móveis e eletrônicos em websites como o “enjoei” e outros. Você contribuirá com o aumento do ciclo de vida dos produtos e desta forma reduz a demanda por novos, evitando a retirada de materiais da natureza.

Atenção às iniciativas de Economia Circular

  • Atenção às feiras de trocas, programas locais de economia circular, cooperativas de reciclagem que você possa participar e contribuir. Você participará da Economia Circular na sua região.

Cada um de nós pode fazer parte da economia circular desenvolvendo ações que de forma coletiva têm um impacto significativo na preservação de recursos e na construção de uma economia mais sustentável.

Publicidade

A análise dos

resultados trimestrais

ajuda a redefinir suas estratégias