Na sexta-feira (28) o principal índice da bolsa brasileira, o Ibovespa, fechou em queda de 0,32%, aos 123.906 pontos. Assim, o Ibovespa encerrou o primeiro semestre com perda de 7,7%. Já no dia 1º de julho, o dólar fecha o dia a R$ 5,65. Segundo o Bloomberg Línea, influenciado por “dados negativos das contas do setor público consolidado e por declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a política monetária e fiscal”. O que esperar do mercado no segundo semestre?

No entanto, em junho o desempenho do Ibovespa foi positivo, com avanço de 1,5%. Na última semana do mês, chegou a avançar 2,1%, o segundo período consecutivo de altas.

Como foi lá fora

A inflação dos EUA seguiu protagonista no mercado internacional. Após resultados ruins do ponto de vista da política monetária nos meses iniciais do ano, o mês de junho foi marcado por dados de inflação majoritariamente positivos. 

De acordo com a CM Capital, “o bom desempenho do indicador ajudou inclusive a amenizar o tom dos discursos de parte dos membros do comitê de política monetária do FED, que embora sigam não se comprometendo com cortes no segundo semestre, sinalizaram que a manutenção do cenário observado em junho permitirá ao menos uma redução ainda em 2024.” 

Saiba quais as recomendações dos analistas para investimentos em julho, também as perspectivas para o segundo semestre, assinando o Clube Acionista.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.