A Ambev (ABEV3) é novidade na Carteira Recomendada de Dividendos da Guide neste mês. Dessa forma, a companhia foi selecionada para substituir a Minerva (BEEF3) que foi o destaque positivo da carteira.
Contudo, a carteira dividendos encerrou Agosto com performance positiva, 3 p.p. acima do seu índice de referência (IDIV).
Ambev atua em quase toda a América
Conforme o relatório da Guide, a AmBev é a maior produtora de bebidas do Brasil e da América Latina. A empresa atua em quase toda a América, sendo os EUA uma das poucas exceções. As operações nos EUA fazem parte das operações da InBev, empresa sediada na Europa e controladora da AmBev. Contudo, os negócios são divididos em “Cerveja Brasil”, NAB (nonalcoholic beverages) Brasil, CAC (América Central e Caribe), LAS (América Latina Sul) e Canadá.
As operações de venda de cerveja no Brasil é o principal negócio da empresa, seguido das operações na América do Sul. De acordo com a equipe de research da Guide, os resultados da AmBev foram penalizados nos últimos anos em função do aumento da concorrência com a Heineken. Contudo, as restrições de mobilidade com a pandemia e também pela elevação dos custos devido à depreciação do Real, aumento no preço dos grãos, alumínio e vidro.
“Acreditamos que estes eventos negativos já ficaram para trás ou já foram bem incorporados aos preços da ação, o que explica nossa visão positiva com a ABEV3″. Disseram os analistas da Guide.
Números fortes no 2T22
Por fim, Segundo os analistas da Guide, No 2T22, a AmBev divulgou números fortes, com crescimento dos volumes de bebidas vendidas, aumento na receita e bom controle de custos e despesas, apesar de alguma pressão de custos (grãos e alumínio). Portanto, o Brasil vem sendo o destaque de crescimento de volumes, tanto em cervejas quanto bebidas não alcoólicas.