Confira a análise da Guide e entenda os motivos de sua recomendação para a Vale (VALE3) na sua carteira top-picks de fevereiro.
Guide recomenda Vale (VALE3)
Segundo os analistas da Guide, a Vale é uma das maiores empresas mineradoras do mundo. Produz e comercializa minério de ferro, níquel, pelotas, minério de manganês, ferroligas, carvão cobre e outros metais.
A companhia está envolvida em projetos de exploração mineral greenfield em seis países e opera um sistema de logística no Brasil e no mundo integrados a suas operações de mineração, permitindo assim entrega de seus produtos em diversos países.
A companhia também investe nos setores de siderurgia e energia diretamente ou através de suas joint ventures.
Além de ser uma das maiores mineradoras do mundo, a equipe da Guide destaca que a Vale apresenta uma diversificação de operações de minério de ferro no Brasil em três sistemas (Norte, Sudeste e Sul) que possuem capacidade de transporte e remessa própria.
Na visão dos analistas, a Vale é uma das principais beneficiadas pelo aumento do preço do minério internacional e da alta do dólar em relação ao real, visto que é uma das principais empresas exportadoras do país e está entre as empresas mineradoras mais relevantes do mundo.
Além disso, seus produtos possuem um desconto em relação ao minério internacional e na hipótese de paridade entre esses valores, a empresa conseguiria capitalizar ganhos relativamente maiores que seus concorrentes estrangeiros.
Casa vê riscos no investimento:
(i) desaceleração da demanda mundial de minério, principalmente com arrefecimento de planos de desenvolvimento, como dos EUA;
(ii) variação da taxa de câmbio dólar/real;
(iii) riscos ambientais, como rompimento de barragens e poluição ambiental; e
(iv) risco de paralização causada por chuvas.
Confira onde estão os ativos mais recomendados pelos analistas