Petrobras (PETR4): proposta de alteração do estatuto social
Ontem a companhia comunicou que será discutido em AGE uma proposta de alteração do seu estatuto social. Destacamos dois pontos a serem alterados: (i) criação da uma reserva de remuneração; (ii) excluir vedações da Lei das estatais presentes no seu estatuto social para indicações de administradores. Ainda ontem no mesmo dia, a Petrobras se pronuncia relatando que a proposta de alteração nas indicações da estatal é na verdade apenas uma adequação ao que já foi alterado na lei das estatais.

Impacto: negativo. A criação da reserva de remuneração tem como objetivo garantir contabilmente que a Petrobras consiga pagar os dividendos estabelecidos em sua política de remuneração. Portanto, pouco preocupante. Já a adequação do estatuto a nova lei das estatais é mais preocupante, pois indicações políticas não favorecem o quadro técnico dos executivos. O risco de ingerência por parte de indicações políticas aumenta.

Bitcoin dispara com lançamento de ETF
O Bitcoin atingiu o maior valor dos últimos 12 meses nesta semana. A gestora Grayscale, que já possui o maior fundo de bitcoin obteve aval da justiça para lançar um ETF de bitcoin. Até então, a SEC vinha rejeitando os pedidos para criar ETF lastreados em bitcoin alegando que o produto não tinha supervisão adequada e era mais sujeito a fraudes. A criação de um ETF de bitcoin nos EUA deve aumentar o número de investidores no produto, o que favorece o aumento de preços.

Vale destacar que no Brasil já existem alguns ETFs de criptomoedas, como HASH11. E aqui no Brasil este efeito foi visível: após o lançamento do HASH11, o número de investidores na B3 aumentou significativamente. E. em menos de um ano de existência, o HASH11 já possuía mais cotistas que o BOVA11, ETF que replica o Ibovespa e existe há cerca de 15 anos.

Mateus Haag | CNPI-P 2942
Guide Empresas

Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qual

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte