A PetroRio anunciou por meio de comunicado ao mercado sobre o início da produção do poço 7-FR-54H-RJS (“ODP4”) no Campo de Frade; com produção inicial estabilizada de aproximadamente 15.000 barris de óleo por dia, bem acima às previsões iniciais, dobrando a produção do campo de Frade e aumentando a produção da Companhia em 45%, para cerca de 48,500 barris de óleo por dia, de acordo com a empresa.
O ODP4, que é o primeiro poço da Campanha de Revitalização de Frade. Devido ao menor custo e tempo de execução do poço ODP4; a PRIO decidiu antecipar a perfuração de um segundo poço produtor que estava prevista para a segunda fase da Campanha de Revitalização de Frade; o MUP3A. Este novo poço, embora tenha uma perspectiva de produção inferior aos demais (cerca de 3.500 barris de óleo por dia); também terá um CAPEX bastante inferior ao do poço ODP4, dado que utilizará a estrutura subsea e parte do poço MUP3 (atualmente sem produção). Assim sendo, a primeira fase da Campanha de Revitalização de Frade passa a contar com 4 poços (2 produtores e 2 injetores) e o CAPEX associado à referida fase permanecerá nos mesmos valores já divulgados.
Impacto: Positivo, segundo a Guide Investimentos. O anúncio da capacidade de produção do ODP4 além do esperado, que contou ainda com um custo de 30% inferior pela execução sendo realizada com prazo abaixo das projeções iniciais deve trazer uma reação positiva para os papéis de PRIO, que vinha em tendência de queda, acompanhando a cotação do Brent no exterior. De acordo com a empresa, o ODP4 poderá dobrar a produção do Campo de Frade, e elevar a capacidade total da companhia em 45%.