Tomando como base os pilares de tecnologia e uso de dados, partnership e cultura do ganha-ganha-ganha, a Méliuz conseguiu expandir seu negócio de forma substancial. A companhia encerrou o ano de 2020 com uma base de 5,3 milhões de usuários ativos em sua plataforma (+152% vs. 2019), mais de 800 parceiros, além de mais 2,8 milhão de cartões de crédito solicitados (superando o número atingido em 2019 em 16 vezes) e um volume geral de vendas (GMV) de R$ 2,5 bilhões em seu marketplace (+51% vs. 2019).

Modelo único de negócio… 

A Méliuz trabalha com benefícios. Mais especificamente, seu business consiste em conectar seus clientes parceiros aos usuários através de sua plataforma altamente desenvolvida, na qual a companhia oferta cupons de desconto, cashback e recentemente entrou no segmento de serviços financeiros com seu cartão de crédito.

Para que seu business cresça, a empresa depende do bom desempenho de vendas de seus parceiros e do fornecimento de justos e transparentes descontos a seus clientes, para que assim consiga aumentar a sua comissão em volume, daí vem a cultura do´Ganha-Ganha-Ganha´.

Vale ressaltar que a empresa foi a primeira a trazer o conceito de cashback para o Brasil, e por isso tem o diferencial de ter grande expertise em uma estratégia que vem se tornando cada vez mais frequente entre os bancos e fintechs. Vale dizer que sua plataforma de marketplace não inclui somente o serviço de e-commerce das empresas varejistas parceiras, mas também os de turismo e lazer, que devem ganhar mais tração ao longo deste ano com a chegada das vacinas contra a Covid-19, e ainda bens de consumo e serviços diversos.

Tecnologia como um forte pilar…

Desde a sua fundação em 2011, a Méliuz sempre teve a tecnologia com um ponto chave do seu negócio, afinal, é devido à seus desenvolvidos sistemas que a companhia consegue mapear quais clientes dos varejistas realizaram suas compras através da plataforma da Méliuz, verificar qual o melhor método de oferecer seus serviços e dessa maneira conseguir captar e fidelizar um grande número de clientes.

A tecnologia, em seu modelo de negócio, contribui ainda como uma maneira de divulgar as marcas de seus parceiros, impulsionando o desempenho de vendas destes. Ainda, é este diferencial que permite com que a empresa utilize sua extensa base de dados de 11 milhões de consumidores qualificados de maneira inteligente.

Dessa forma, estão constantemente realizando uma série de testes e assim colaborando para que sua atuação seja precisa e direta, o que garante uma melhoria das taxas de conversão e consequentemente redução dos custos e despesas.

Ingresso no segmento financeiro… 

Em meados de 2018, a Méliuz, observando uma certa inclinação das empresas para o meio financeiro, passou a desenvolver um projeto que a permitisse fazer parte deste também. Diante disso, a empresa fechou uma parceria estratégica com o Banco Pan para poder ter seu próprio cartão de crédito. Nesta, o banco é responsável pela emissão dos cartões, risco de crédito e gestão de risco, enquanto a Méliuz é pelo sistema de cashback e retenção dos clientes.

A diversificação de seu portfólio impulsionou significantemente o seu resultado, o que faz a companhia querer desenvolver ainda mais a sua atuação dentro do meio, isto porque sua entrada no novo segmento mostrou ter grande sinergia com seu outro business. Dessa forma, foi capaz de amplificar o efeito de rede por meio do uso simultâneo da base de usuários e de seus dados, que por sua vez são trabalhados e transformados em inteligência de mercado, permitindo a realização de cross-selling de produtos e serviço diversos.

Em apenas um ano, a Méliuz observou um salto no número de catões de crédito solicitados pelos seus clientes. A empresa superou a marca de 2,8 milhões de solicitações ao final do 4T20, sendo que o último trimestre do ano sozinho representou 50% de todas as solicitações desde o lançamento do produto, o que comprova a forte tendência dos serviços de banking que vêm aparecendo em diferentes segmentos do mercado.

Como comparação, o Banco Inter apresentou um crescimento na ordem de 121% no número de cartões utilizados apenas no 3T20 (vs. 3T19), atingindo um total de 2,5 milhões no período, que transacionaram um total de R$5,2 bilhões (+135% vs. 3T19). Já o banco digital Nubank apresentou no 1S20, um aumento de 108,4% vs. o 1S19 na receita de tarifas e similares, gerados através da utilização de seus cartões, somando R$901.531.

Cenário favorável… 

Um fluxo considerável de usuários migrou para o meio digital no último ano, impulsionado pelas condições impostas após a disseminação do coronavírus, o que facilitou o aumento das vendas no canal para as varejistas.

Com a reabertura gradual dos comércios de rua e shoppings, as empresas estão cada vez mais explorando maneiras de reter um forte volume de clientes no meio digital, que agora se encontra em condições bastante desenvolvidas. Diante disso, o business de cashback e cupons de desconto acaba se encaixando perfeitamente e ganhando ainda mais tração. Ressaltamos ainda o fato de a empresa também trabalhar com o segmento de turismo e lazer, que deve ser bastante impulsionado após a chegada das vacinas contra a Covid-19.

Destacamos também os fatos:

(I) de que a companhia ainda deve se especializar no segmento financeiro e assim aumentar a diversificação de produtos em sua oferta;

(II) de ter sido pioneira no seu business no mercado brasileiro;

(III) de a Méliuz possui um modelo de negócio atrativo aos parceiros e clientes, com cultura de ´Ganha-Ganha-Ganha´;

(IV) seu modelo asset light que a permite reduzir custos e despesas com estoque; e

(V) de possuir tecnologia de ponta enraizada em seu modelo de negócio, o que a permite utilizar sua grande base de dados a seu favor.

Diante disso, apesar de estar em estágios de desenvolvimento diferente e apresentarem modelos de negócios diferentes, consideramos que o potencial de Méliuz para atuação no segmento financeiro é comparável com as principais fintechs brasileiras (Banco Inter e Nubank). Sendo assim,  vemos grande potencial para ação e nossa recomendação é de compra do papel, com Preço Alvo em R$ 30,00.

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