O Itaú (ITUB3) anunciou, via fato relevante, a celebração do contrato de compra da participação de 35% na corretora digital Avenue, que opera no mercado norte-americano. A participação será vendida em troca do aporte de R$ 160 milhões e a aquisição secundária de aproximadamente R$ 493 milhões em ações da companhia. Após 2 anos, o Itaú adquirirá participação adicional de 15,1%, por um valor a ser determinado a partir de um múltiplo de receita ajustada pré-definido; atingindo o controle com 50,1% do capital total e votante. Após 3 anos da data da compra; o banco poderá exercer uma opção de compra para adquirir a participação remanescente detida pelos atuais acionistas da Avenue.

Segundo o banco, a compra permitirá “(i) expandir o acesso ao mercado de investimentos no exterior e à funcionalidade de abertura de conta internacional, (ii) prover diversificação internacional de produtos e serviços, através de uma experiência simples, ágil e de autosserviço e (iii) contar com o talento e expertise dos reconhecidos profissionais da Avenue”.

Impacto: Positivo, segundo a Guide Investimentos. A compra permite ao Itaú expandir suas ofertas de produtos principalmente dos segmentos digitais; como o Iti e o Íon, além disso, aumenta a sua participação no mercado de investimentos internacionais. O número relevante de clientes da Avenue, que alcança cerca de 230 mil; também oferece ao Itaú a oportunidade de realização de cross-selling com os produtos já existentes do banco para esses clientes.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte