Ibovespa vira e já sobe 1% em 2023
Após um começo de ano ruim, pautado por diversos discursos de posse (entre ministros e o próprio presidente Lula) que assustaram os investidores, o Ibovespa se recuperou nos últimos dias e já sobe 1% em 2023, após chegar a cair quase 10% nos dois primeiros pregões do ano. Em nossa visão, o ano deve ser volátil por conta da incerteza ao redor da política econômica do próximo governo e por conta dos riscos de recessão nos EUA. Contudo, mantemos uma visão “cautelosamente otimista” em função dos preços bastante depreciados dos ativos brasileiros, que já precificam boa parte destes riscos. Vale destacar que o S&P também está em alta de 1,8% em 2023 até agora e a Nasdaq sobe 2,5%.

A alta dos mercados internacionais tem ajudado o Brasil. Em particular, empresas de “crescimento” ou “tecnologia” estão entre as maiores altas em 2023, tanto no Brasil quanto no exterior. Como pode ser visto abaixo, empresas de tecnologia (principalmente e-commerce) estão entre as maiores altas (Totvs, nossa top pick, também aparece no topo apesar de não estar entre as 20 maiores altas). Além das empresas de e-commerce, empresas de siderurgia e mineração também estão entre as maiores altas, impulsionadas pela alta do minério de ferro.

Do lado negativo, as empresas do setor de saúde estão entre as maiores quedas, assim como empresas do setor de combustíveis. Estas últimas foram afetas pela postergação da desoneração dos combustíveis ao final de 2022. Diversas empresas “defensivas”, como empresas do setor elétrico, também estão entre as maiores quedas, indicando que houve excesso de “conservadorismo” dos investidores nos últimos meses, o que está sendo revertido agora.

Mantemos nossa visão “cautelosamente otimista” com o Ibovespa e vemos espaço para mais valorização em 2023. No curto prazo, ainda gostamos de empresas do setor de siderurgia e mineração e também empresas sensíveis às taxas de juros como shoppings (Multiplan) e empresas de tecnologia (Totvs), além do índice de small caps (SMAL11), que também vem apresentando desempenho positivo em 2023.

3R Petroleum (RRRP3): Relatório de produção do mês de dezembro de 2022
A 3R é operadora dos Polos Macau, Areia Branca, Fazenda Belém, Rio Ventura, Recôncavo, Peroá e Papa Terra, e detém participação de 35% no Polo Pescada, este último operado pela Petrobras.

Fig. 1: Produção líquida média diária (barris de petróleo por dia)

Fonte: Relação com investidores.
Em relação à performance operacional de dezembro de 2022, a Companhia destaca: (i) no, cluster Potiguar a produção dos Polos Areia Branca e Fazenda Belém se mantiveram em patamar estável no mês, enquanto o Polo Pescada, operado pela Petrobras, apresentou crescimento. O Polo Macau apresentou recuperação parcial, porém permaneceu abaixo da capacidade de produção do ativo. (ii) o Cluster Recôncavo apresentou importante incremento de produção. O desempenho no mês foi impulsionado pelo Polo Recôncavo, cujas intervenções em infraestrutura foram concluídas no início de dezembro, liberando a reabertura de poços até então fechados temporariamente, além da consistente performance operacional do Polo Rio Ventura. (iii) o Cluster Offshore registrou expressivo crescimento de produção, função da maior demanda de gás no âmbito do contrato de take or pay do Polo Peroá.
Impacto: Neutro. O evento mais relevante foi a entrada do polo de Papa Terra, pois em dezembro a 3R começou a operá-lo. Gostaríamos de ter visto uma melhora mais expressiva no polo de Macau que está em declínio de produção desde março de 2022 devido a problemas técnicos.

Gabriel Araujo Gracia | CNPI 3355
RENDA VARIÁVEL
[email protected]
“Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações. Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 21 da Resolução CVM nº 20, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.”

Guide Investimentos
Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte