13 quedas consecutivas no Ibovespa
O Ibovespa fechou em queda por 13 pregões consecutivos. A última alta do Ibovespa foi no dia 31 de Julho. O Ibovespa fechou em queda em todos os pregões de Agosto até agora, acumulando uma perda de 5,7% em Agosto e 6,2% de perda desde a máxima em 26 de Julho como pode ser visto na figura abaixo. No ano, o Ibovespa ainda está em alta.
Em nossa visão, a queda reflete mais fatores globais que locais. O S&P 500 acumula queda de 4,7% em Agosto, muito similar à queda do Ibovespa. Entre os fatores por trás da queda estão a volta do risco de aumento de juros nos EUA, além do downgrade do rating dos EUA pela Fitch (em 01/Ago). O receio com a desaceleração econômica na China é outro fator que tem pesado sobre os mercados, particularmente sobre as produtoras de commodities. No Brasil, a queda foi acelerada pelos resultados fracos do 2T23, particularmente de Bradesco, Vale e Petrobras. Além disso, o Ibovespa vinha de uma sequencia de altas maior que outros mercados.
Mantemos nossa visão positiva com o Ibovespa, particularmente com empresas mais sensíveis à queda dos juros, como Rede Dor, Yduqs, Vivara, Allos (ALSO3) e Ecorodovias. Além disso, após os resultados do 2T23, estamos mais confiantes na recuperação dos resultados de JBS. Vale destacar que desde que a correção começou, empresas exportadoras como BRF, Suzano e JBS tem tido desempenho melhor. Ao passo que “importadoras”, empresas mais endividadas, empresas com margens/resultados fracos e empresas cíclicas globais estão entre as maiores quedas, como é o caso de Gol, Azul, CVC, Petz, CSN, Gerdau e Vale.
Guide Investimentos
Mateus Haag – CNPI-P 2942
“Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações. Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 21 da Resolução CVM nº 20, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.”