Investir com sabedoria requer conhecimento e planejamento. Para iniciantes, escolher a estratégia de investimento é o primeiro passo e fundamental antes de qualquer processo de investimentos. Para ajudar você neste caminho hoje vamos destacar três abordagens muito conhecidas: Buy and Hold, Core-Satellite e Trend Following.
Qual é a melhor? Aquela que se encaixa no seu perfil de investidor. Aquela que você vai conseguir colocar em prática sem abandonar em períodos difíceis. Aquele mais fácil para o seu estilo de vida.
Portanto, a escolha da estratégia deve alinhar-se aos objetivos individuais e à tolerância ao risco. Aqui, exploramos cada uma dessas estratégias, suas vantagens e desvantagens, para ajudar a decidir qual melhor se encaixar em seu perfil.
O dilema da escolha da estratégia de investimento
Cada estratégia de investimento oferece diferentes níveis de risco e potencial de retorno. Bem como, demandam de um nível de conhecimento maior ou menor em determinada área. Veja como cada uma funciona abaixo.
Buy and Hold
Nesta estratégia, o investidor compra um portfólio diversificado os mantém por longos períodos, independentemente das flutuações do mercado. Em muitos casos a queda de preço é interpretada como oportunidade de comprar mais barato.
Assim, o objetivo é aproveitar o crescimento do mercado ao longo do tempo, reinvestindo dividendos e mantendo a disciplina durante períodos de volatilidade. Essa abordagem é simples e de baixo custo, ideal para quem prefere uma gestão passiva dos investimentos.
Para colocar em prática é preciso pesquisar por qualidade, observar as recomendações e diferentes opiniões para ter confiança no investimento. Dessa forma, tanto o ambiente de Carteiras como o Análises no Clube Acionista pode facilitar neste processo. Afinal, reunimos a opinião de diferentes fontes externas em um só lugar.
Core-Satélite
Combina uma base (core) de investimentos passivos em ETFs amplamente diversificados com investimentos ativos (satélites) em setores específicos do mercado com potencial de alto desempenho. O núcleo do portfólio oferece estabilidade e baixo custo, enquanto os satélites buscam retornos adicionais.
Esta estratégia é ideal para quem deseja um equilíbrio entre segurança e crescimento com oportunidades pontuais que também podem ser acessadas em Recomendações no Clube Acionista.
Trend Following
Utiliza tendências gerais de mercado para decidir quando comprar ou vender ativos. Assim, monitoraram os sinais técnicos, fundamentalistas e até macroeconômicos conforme o consenso para identificar oportunidades.
A abordagem é mais ativa e requer mais tempo e conhecimento. De qualquer forma você pode acompanhar nossa cobertura em Tendências ou Alocações Táticas no Clube Acionista e saber onde investir neste momento.
Seja qual for a sua estratégia, não coloque todos os ovos na mesma cesta. Diversifique entre diferentes setores e tipos de ativos para reduzir riscos e aumentar retornos potenciais. Por fim, mantenha-se informado e prepare-se para ajustar sua estratégia conforme necessário.