Em outubro de 2024, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), publicam o GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA ECONOMIA CIRCULAR segundo a SÉRIE ABNT NBR ISO 59000 buscando apoiar os interessados em entender os princípios da Economia Circular e oferece diretrizes para aplicá-los em seus negócios. Este documento representa a evolução da consciência do mercado no Brasil, que tende a se expandir conforme pode-se verificar ao redor do mundo.

O Guia abrange o seguinte escopo:

1 – Conceitos sobre Economia Circular: Descrição e princípios. As justificativas e vantagens deste modelo. Fatores críticos que contribuem para o sucesso.

2 – Implementação da Economia Circular na Indústria: Avaliação do contexto e da situação atual. Definições (missão, visão e metas de economia circular. Desenvolvimento (prioridades estratégicas e plano de ação. Implementação (ações de economia circular). Monitoramento, revisão e relatório.

3 – Mensuração da Economia Circular: Estabelecimento de limites. Mensuração e aquisição de dados de circularidade. Avaliação e reporte da circularidade. A escolha dos indicadores. Divulgação dos resultados de circularidade.

4 – Reflexões para acelerar a transição da Economia Circular no país

5 – Sugestão de estruturação dos elementos dos modelos de negócios de uma economia circular.

6 – Aspectos e considerações para avaliação dos aspectos da circularidade

Desta forma, conforme dito anteriormente, os interessados podem encontrar neste GUIA de forma simples e acessível, os principais conceitos e princípios da Economia Circular.

O GUIA favorece as discussões com os demais setores da sociedade sobre a evolução da Economia Circular no Brasil. Dessa maneira, é oferecida uma contribuição à formulação de políticas públicas que permitam a transição, no país, dos modelos lineares de produção e consumo para outros, mais circulares e adequados aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável.