Quais são as principais práticas que as empresas que estão promovendo a igualdade racial têm? O guia é promovido pelo Instituto Identidades do Brasil e nasce como uma forma de mapear mais ativamente e divulgar as melhores práticas no desenvolvimento de ações afirmativas e de mudanças de culturas corporativas em prol da Igualdade Racial, diversidade e inclusão, como um todo.
No site, as empresas são convidadas a participar da formação do guia, compartilhando suas práticas e ajudando a inspirar mais empresas e profissionais que buscam se conectar com culturas mais inclusivas.
Segundo o Instituto Identidades do Brasil, as dicas para a empresa começar a incorporar o tema igualdade racial no seu dia a dia são:
1. Conheça seu time: você tem dados sobre o perfil étnico-racial dos colaboradores? Explique o conceito de raça, enquanto um marcador social e inclua no cadastro dos colaboradores o campo “raça” para autodeclaração. Esta informação facilitará o diagnóstico inicial e a elaboração de metas concretas para avanço da igualdade racial e mudança de cultura da empresa.
2. Crie um plano de ação: entendendo o perfil do seu time, você já pode arregaçar as mangas! Veja o percentual de colaboradores negros e trace metas objetivas de palestras, conteúdos para mudança de cultura que assegurem a contratação, retenção e desenvolvimento de pessoas negras na empresa.
3. Tenha uma pessoa como sponsor: determinar alguém da alta liderança para patrocinar ações e defender a prioridade da pauta.
4. Tenha um grupo de trabalho com um líder: crie um comitê que fique com a responsabilidade de encaminhar o andamento das ações e tenha uma pessoa, de preferência exclusiva e que seja paga por isso (um chief diversity officer – diretor de diversidade).
5. Crie um ambiente seguro e ouça seus colaboradores: quando o assunto é raça, muitas pessoas ficam com receio de emitir suas opiniões ou de propor mudanças no ambiente de trabalho. Abrir um momento para escuta sobre o assunto facilita no processo de construção da igualdade dentro da empresa.
6. Elabore materiais educativos com especialistas: criar cartilhas, campanhas de comunicação, endomarketing e etc. que sensibilizem colaboradores, fornecedores e clientes sobre a importância de combater a desigualdade racial.