O Grupo Pão de Açúcar divulgou seus resultados na noite de ontem, reportando forte avanço de seus números após um período de “ressaca” de venda, consequente do movimento de estocagem dos clientes no início da pandemia. Destaque para o desempenho de vendas no segmento digital, com as operações no Brasil e na Colômbia se mantendo na liderança do e-commerce alimentar: crescimento anual de vendas de 203% e 166%, respectivamente. Entre outros pontos importantes, estão:

• As vendas das operações de varejo no Brasil apresentaram aceleração do desempenho em relação ao trimestre anterior; atingindo crescimento ‘mesmas lojas’ de 11,5% excluindo as operações de postos e drogarias. Houve continuidade do crescimento da categoria alimentar (11%) e evolução nas categorias de não alimentos (13%), com destaque para eletro. Foi observado no trimestre uma melhor tendência de volume e clientes em comparação ao 3T20;

• As vendas online apresentaram 198% no trimestre e contribuíram para o expressivo faturamento de R$ 1,1 bilhão atingidos em 2020;

• No ano, o faturamento bruto totalizou R$ 31 bilhões, impulsionado principalmente pela maturação dos nossos modelos de lojas que foram ajustadas/remodeladas nos últimos 2 anos e das iniciativas relacionadas à transformação digital, reforçando a adesão da nossa estratégia multiformato, multicanal e multirregião;

• As despesas com vendas, gerais e administrativas totalizaram R$ 1,4 bilhão, representando 18,9% da receita líquida (vs. 18,7% no 4T19); como reflexo do aumento das despesas variáveis, atualização de contingências trabalhistas, desenvolvimento do projeto da plataforma de Marketplace GPA e remodelações de lojas;

• O EBITDA, excluindo os efeitos excepcionais, totalizou R$ 676 milhões, significativa evolução de 51,3% vs o 4T19. A margem EBITDA alcançou o expressivo patamar de 9,0% (+2,7 p.p.) no trimestre, confirmando o forte crescimento ao longo do ano;

• A venda online de alimentos seguiu o forte patamar de crescimento observado nos trimestres anteriores e apresentou evolução de 198% vs 4T19, representando 5% da venda alimentar do varejo e 12% na bandeira Pão de Açúcar. O GPA se consolida como o maior player de e-commerce alimentar (1P – base ebit Nielsen), encerrando o ano com 75% de share no autosserviço;

• O GPA concluiu a aquisição de 96,57% do capital social do Grupo Éxito em 27 de novembro de 2019. Portanto, em 2019 e no 4T19 estão considerados no GPA Consolidado apenas o resultado do mês de dezembro de 2019. Os valores abaixo para o 4T19 e ano de 2019 são pro forma, considerando o resultado integral dos respectivos períodos, apenas para efeito de comparação;

Impacto: Positivo. A companhia apresentou um robusto crescimento de sua performance no segmento de vendas no meio digital, tanto no Brasil quanto na Colômbia. O investimento realizado na Plataforma GPA, que oferece serviços omni, vem mostrando bons resultados e deve seguir sendo desenvolvido. As vendas nas mesmas lojas cresceram, sugerindo uma retomada da normalidade da demanda, que se comportou de forma diferente ao longo do cenário conturbado em 2020. O spin off da rede de atacarejo Assaí deve proporcionar um valuation mais claro do case. Além disso a recuperação de vendas na Colômbia pode gerar um upside a médio prazo.

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