Confira a avaliação da Ágora referente ao resultado do 2T22 divulgado pelo Grupo Mateus (GMAT3). Nesse sentido, os analistas da corretora destacaram que a companhia teve melhor margem e progresso no capital de giro.
Grupo Mateus teve crescimento nas vendas
De acordo com a Ágora, o Grupo Mateus reportou receita e EBITDA superiores ao estimado pelo BBI. O crescimento das vendas líquidas permaneceu forte, +40% na comparação anual, com SSS (vendas de mesmas lojas) +16,7%, acima do estimado pelo BBI de +13,3%.
A margem bruta de 22,6% (-0,60 p.p.na comparação anual) ainda foi pressionada pela decisão da administração de não repassar integralmente o impacto do aumento da inflação para manter o volume. Mas é positivo ver que a empresa conseguiu compensar grande parte da queda da margem bruta com SG&A mais eficiente. Além disso, houve algum progresso sequencial, com ganho de 0,30 p.p. em relação ao 1T22.
Por fim, a margem EBITDA de 6,8% ficou estável em relação ao ano anterior e ficou 1,00 p.p. acima do estimado pelo BBI. O lucro líquido ajustado veio muito superior ao esperado pelo BBI e devido às menores despesas financeiras, combinadas com o EBITDA acima do esperado. Os dias de capital de giro caíram cerca de 10 vs. 1T22 e cerca de 15 vs. 4T21.
Resultados melhores do que o esperado
A Ágora destaca que no geral, os resultados foram melhores do que o esperado. Assim como outros varejistas de alimentos no trimestre, a estratégia de investimento na margem bruta para conter parte da pressão inflacionária sobre o consumidor parece estar funcionando com alto crescimento de SSS impulsionando a alavancagem operacional.
A estratégia da empresa de conter os aumentos de preços parece estar dando certo. Eles apresentaram crescimento de SSS para o segmento de atacarejo (14,8%) no mesmo nível do Assai (14,7%) e quase dobrando em relação ao Atacadão (9,2%).
Considerando o ambiente desafiador em que o Grupo Mateus está operando, acreditamos que a pressão na margem bruta continuará, mas quando chegarmos ao 4T22, esse investimento de margem já estará na base, então não deve mais prejudicar a comparação de margem na comparação anual.
Após quatro trimestres de queda na margem EBITDA (impulsionada pela pressão da margem bruta e investimento em despesas operacionais devido à aceleração da expansão), a margem ficou praticamente estável em relação ao ano anterior, o que é um resultado muito melhor do que esperávamos. A empresa abriu 12 lojas de atacarejo (entre outras) nos últimos 12 meses. Por fim, o capital de giro apresentou importante melhora sequencial; achamos que ainda há muito o que avançar, mas a administração certamente parece estar no caminho certo.
Ágora segue com visão positiva
Conforme a visão dos analistas da Ágora, esse é o resultado que o mercado esperava para ganhar mais conforto tendo em vista a execução, rentabilidade e fluxo de caixa.
Contudo a equipe de research da corretora segue com uma visão positiva do Grupo Mateus e destaca três pontos:
1) a empresa deve ser relativamente resiliente em um cenário macro mais difícil;
2) a base de comparação agora diminui substancialmente, o que deve ajudar no crescimento do SSS; e
3) alta CAGR (taxa média de crescimento anual) de lucro para o período dos próximos 3 anos de cerca de 26%. Após a recente pressão sobre o preço das ações, as ações estão sendo negociadas com um múltiplo P/L atraente de cerca de 9x para 2023.
“Mantemos nossa recomendação de Compra baseada na resiliência de curto prazo e no potencial de crescimento de longo prazo, com um preço-alvo inalterado de R$ 8,00”.Ressaltaram os analistas da Ágora.
Raio X Empresas
Conheça a nossa assinatura que pode alavancar seus ganhos como acionista.
Com ela você tem acesso a um conteúdo incrível que vai te ajudar bastante na sua jornada como investidor.
Que tal saber tudo sobre a empresa que você investe ?
Ou então saber quais são as ações mais recomendadas pelos especialistas?
É como ter uma visão Raio X sobre tudo que está rolando no mercado e além disso estar bem preparado para tomar decisões.
Com ela você fica sabendo antecipadamente sobre:
Resultados: Datas, links para conferências e íntegras dos balanços de mais de 250 cias.
Assembleias: Antecipe os temas que influenciam seus rendimentos.
Proventos: Ganhe com as emissões de dividendos e JCP.
Isso e muito mais espera por você no Raio X Empresas!
E o melhor: o Clube Acionista liberou 10 dias grátis pra você conhecer.