Grupo Mateus lucra R$ 213 mi no 3TRI21
Foto: Divulgação/Grupo Mateus

O Grupo Mateus (GMAT3) afirmou nesta terça-feira (25) que não pretende adotar uma política de financiamento das vendas para impulsionar o volume comercializado. Desde 2024, atacadistas vêm observando um avanço no parcelamento de compras por consumidores e empresas, especialmente após o Atacadão permitir o pagamento em até três vezes no cartão de crédito a partir de abril do ano passado.

No caso do Grupo Mateus, a companhia não registrou crescimento no lucro líquido do quarto trimestre de 2024, que ficou em R$ 388 milhões, praticamente estável em relação ao mesmo período de 2023 — sem excluir efeitos extraordinários.

Essa é a primeira vez, desde sua abertura de capital, que a empresa não conseguiu ampliar o lucro no último trimestre do ano, período impulsionado pelas vendas de Natal, tradicionalmente as mais fortes do ano.

Analistas preveem uma possível deterioração desse indicador, com risco de contração, dependendo da análise, devido à perda, em 2024, de efeitos tributários positivos que favoreceram os resultados anteriores. Ainda assim, segundo “Valor”, as ações do Grupo Mateus registram alta no pregão da Bolsa, mesmo com um lucro sem expansão.

Bradesco BBI elege Grupo Mateus (GMAT3) como preferido do setor 

As estimativas e preferências do setor de varejo de alimentos foram revisadas pelo Bradesco BBI. O objetivo é refletir um cenário mais competitivo no formato atacarejo, por isso, o banco elegeu o Grupo Mateus (GMAT3) como sua principal escolha no setor, com recomendação de compra e preço-alvo de R$ 9.

Considerando o fechamento da véspera, essa avaliação representa um potencial de alta de 46%. Em seguida, o Bradesco BBI tem preferência pelo Assaí (ASAI3) e manteve a recomendação compra e preço-alvo para 2025 de R$ 9, ou potencial de alta de 57%. 

No entanto, no caso do Carrefour Brasil (CRFB3), o banco rebaixou a recomendação para neutra, com preço-alvo para 2025 de R$ 7,00, ou alta de 26%.

O post Grupo Mateus (GMAT3) descarta financiar vendas para aumentar volume apareceu primeiro em BPMoney.

Publicidade

Saiba quando as empresas vão divulgar

seus resultados