A escala da violência contra a mulher no Brasil pode ser medida pelo relógio: no giro de um minuto, quatro agressões são registradas. A cada seis horas, portanto, quatro vezes por dia, uma mulher morre no país vítima da violência. Dados da ONU Mulher mostram que em todo mundo, um terço das mulheres já sofreu violência física ou sexual. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado neste semana, reafirma a gravidade da situação, mostrando que 1 mulher é vítima de feminicídio a cada 7 horas no Brasil.

Com uma série de ações de conscientização e enfrentamento a esta realidade já desenvolvidas em nível local há cerca de quatro anos, o Grupo Brinox, fabricante de utilidades domésticas com matriz em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, agora quer dar amplitude nacional a iniciativas de sensibilização da sociedade e encorajamento de denúncias por parte das mulheres.

O Grupo Brinox conta com 1.167 colaboradores envolvidos no planejamento, criação e fabricação e comercialização de utilidades domésticas das marcas Brinox, Coza e Haus Concept em seus showrooms. E o público feminino representa 60% do quadro de pessoal, o que justifica iniciativas desta ordem. Igualmente no mercado consumidor, a mulher é a maior cliente.

Com o lançamento de uma campanha, o Todas Seguras, o Grupo reafirma seu compromisso com ações sociais e apoio às comunidades locais, no entendimento das responsabilidades coletivas inerentes a uma organização com seus atributos. Seja em iniciativas de prevenção e enfrentamento à pandemia de Covid-19, seja atuando diretamente ou por meio de parcerias no combate à violência contra as mulheres – um projeto incorporado como bandeira institucional pela alta direção.

A novidade foi marcada pelo lançamento de um copo especial alusivo à causa, com 100% do lucro das vendas destinado a entidades que atuam na defesa de mulheres que sofrem algum tipo de violência (física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial/financeira). Inicialmente, o produto estará disponível na plataforma de e-commerce e na loja física do Grupo Brinox, em Caxias do Sul. O copo traz como sinais de alerta a pintura na cor laranja e a estampa de um asterisco.

“O asterisco é utilizado na linguagem como um ponto de atenção para uma informação oculta. Por este motivo, o adotamos como símbolo, já que a violência doméstica muitas vezes não é vista e nem mesmo denunciada”, revela a gerente de Recursos Humanos do Grupo Brinox, Celiz Frizzo, que recebeu o desafio da presidência e coordena as ações programadas.

A companhia já exibe um histórico de atuação na causa.

As mulheres têm predominância de 60% no quadro de pessoal e de mais de 80% entre os consumidores das marcas da empresa. Em sintonia com este contexto, a organização desenvolve diversas iniciativas e faz da causa feminina sua bandeira. O tema ganhou ainda maior relevância na medida em que a própria direção executiva orientou à intensificação de ações que envolvem a conscientização de todos os colaboradores, usando como palco os eventos comerciais, workshops e treinamentos, além de encorajar as mulheres a entenderem que estão sofrendo algum tipo de violência e a denunciarem seus agressores.

“Queremos ser percebidos como uma empresa madura que somos e que se conecta a causas relevantes que transcendem seu próprio negócio”, afirma o CEO Christian Hartenstein.

Neste sentido, profissionais atuam interna e externamente junto aos públicos feminino e masculino por meio de iniciativas diretas ou em parceria que intervenham nas causas e nas consequências da violência doméstica. “Este talvez seja o nosso maior diferencial”, afirma a gerente de RH do grupo, Celiz Frizzo.

Os movimentos envolvem desde a formação humana e profissional, como de auxiliar de cozinha, em Caxias do Sul, e de operadora de empilhadeira, em Linhares (ES), passando por workshops com a gestão para conscientizar o público em geral e torná-lo agente de mudança. Até agora, 54 lideranças foram formadas. Nos workshops de formação humana, mais de 250 mulheres do grupo já receberam conteúdos voltados à saúde feminina, autoestima, consumo consciente, relações familiares saudáveis, violência e redes de apoio.

Para reforçar suas ações, o Grupo Brinox buscou parcerias.

Em Caxias do Sul, além de integrar a Rede de Proteção à Mulher desde 2018, a empresa se associou à Casa Viva Rachel (abrigo destinado a sobreviventes de violência doméstica), doando bolsas e itens de beleza para ajudar na qualidade de vida e na recuperação da autoestima das acolhidas. Além disso, destinará a verba arrecadada com o resultado da venda do copo e por meio de outras ações* para projetos que tenham a finalidade de auxiliar na causa, seja a partir da conscientização ou do atendimento a mulheres sobreviventes.

A primeira entidade a ser contemplada com os recursos obtidos com a venda do copo é o Mapa de Acolhimento. A organização está presente em 27 estados do país e mantém uma equipe fixa contratada para garantir o atendimento rápido e eficaz de mulheres em situação de violência. A instituição, que conta também com psicólogas e advogadas voluntárias, realiza financiamentos coletivos para manter os serviços de auxílio gratuitos, mas sofreu forte impacto com a pandemia, perdendo muitos apoiadores fixos. Mais informações estão disponíveis no site oficial do Mapa do Acolhimento.

“As ações envolvendo a conscientização, defesa e empoderamento feminino são nossa principal causa social e já fazem parte de nossas políticas que, com sua contribuição efetiva no combate à violência contra a mulher, deverá garantir respeito a nossa imagem e reforçar nosso posicionamento de empresa cidadã que se importa com as pessoas. Temos fé de estarmos colaborando de forma efetiva para a formação de uma sociedade melhor”, afirma a Gerente de Recursos Humanos do Grupo Brinox, Céliz Frizzo, com que conversamos um pouco mais sobre a iniciativa.

Gerente de Recursos Humanos do Grupo Brinox, Celiz Frizzo Crédito FÁBIO GRISON

Como surgiu a motivação para a campanha?

A empresa já exibe um histórico de atuação e vem desenvolvendo diversas iniciativas internas e com as comunidades aonde está inserida, fazendo da causa feminina sua bandeira. Entendendo que podemos usar nosso poder de marca e comunicação para atingir um alcance ainda maior, lançamos a iniciativa Todas Seguras. Criamos uma identidade visual que chama atenção para o tema, bem como a hashtag #todasseguras, site e perfil no instagram com informações úteis sobre os tipos de violência e formas de ajuda. Além disso, foi desenvolvido um copo especial com 100% do lucro das vendas destinado a entidades que atuam na defesa de mulheres que sofrem algum tipo de violência. A violência feminina, especialmente a doméstica, às vezes não é vista e muito menos denunciada. O nosso envolvimento ganhou ainda maior relevância quando nosso CEO, Christian Hartenstein, tomou a questão para si e determinou a tomada de iniciativas efetivas para estancar a escalada de quaisquer tipos de agressões, sejam físicas, sexuais, psicológicas, morais ou patrimoniais/financeiras. A primeira entidade a ser contemplada com os recursos obtidos com a venda do copo é o Mapa do Acolhimento. A organização está presente em 27 estados do país e mantém uma equipe fixa contratada para garantir o atendimento rápido e eficaz de mulheres em situação de violência. A instituição, que conta também com psicólogas e advogadas voluntárias, realiza financiamentos coletivos para manter os serviços de auxílio gratuitos, mas sofreu forte impacto com a pandemia, perdendo muitos apoiadores fixos.

Por que o foco na violência contra a mulher?

O tema foi escolhido com base na realidade ao nosso redor refletida em números estarrecedores originados de diferentes partes do Brasil, independentemente do porte da localidade. Em 2021 foram contabilizados 1.319 feminicídios, conforme boletins de ocorrência das Polícias Civis de 27 estados. Somente na região do Cariri, no interior do Ceará, foram registrados, também em 2021, mais de 1.400 boletins de violência enquadrados na Lei Maria da Penha. Diariamente, assistimos episódios de violência nos noticiários e invariavelmente ouvimos casos nas rodas de amigos. Esse contexto está muito próximo a todos nós, seja pelas mais de 600 mulheres que trabalham no grupo, seja por nossas clientes ou fornecedoras. A realidade nos levou a incluir em nossas políticas a promoção do assunto em eventos comerciais, palestras e workshops regulares de conscientização voltados a homens e mulheres que atuam nos escritórios, fábricas e nos centros de distribuição. As mulheres recebem cursos de formação humana e profissional com conteúdos voltados à saúde feminina, autoestima, consumo consciente, relações familiares saudáveis, violência e redes de apoio. As funcionárias são incentivadas a reconhecer e denunciar abusos, sempre com apoio profissional.

Que outras iniciativas a Brinox tem tido nesta linha?

Nossa atuação no enfrentamento da violência contra a mulher já vem se consolidando há 4 anos. Trabalhamos iniciativas com público interno e comunidades aonde temos operações. Atuamos em 3 pilares:

Público interno: workshops para a lideranças, palestras na SIPAT (semana interna de prevenção de acidentes do Trabalho), programa de formação humana para todas as nossas mulheres visando torná-las agentes de mudança e transformação, contratação de assistente social para apoio às funcionárias e familiares em situação de violência, comunicação frequente em nossas mídias sociais sobre o tema, utilizando uma identidade visual própria para o programa, intitulado “[JUNTOS]combatemos a violência doméstica”

Comunidade: atuação na Rede de Proteção à Mulher de Caxias do Sul (matriz da empresa), doações de produtos e recursos para projetos e casas de acolhida para mulheres em situação de violência; patrocínio na Caminhada Pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas organizada pelo Grupo Mulheres do Brasil de Caxias do Sul.

Inserção de mulheres no mercado de trabalho: Apoiadores do programa Encoraja Elas na cidade de Linhares (ES) aonde possuímos uma filial industrial e logística; apoio ao programa Mulheres em Ação da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.

Outras ações de doação de itens de utilidades domésticas acontecem com frequência em Caxias do Sul (RS), em Linhares (ES) e no interior do Ceará, além de parcerias com instituições afins voltadas ao combate à violência doméstica. Recentemente, a Unidade de Acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência, uma parceria entre os municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, no Ceará, recebeu do Grupo Brinox equipamentos de utilidades domésticas para equipar a cozinha do espaço que recebe mulheres e seus filhos oferecendo suporte para um recomeço digno.

Conheça mais sobre nossa entrevistada, Céliz Frizzo.

Aos 46 anos, a Gerente de Recursos Humanos do Grupo Brinox, Céliz Frizzo, contabiliza uma boa experiência de duas décadas notadamente em capital humano, riqueza de qualquer empresa e traz na bagagem passagens pelas Empresas Randon e pela Arezzo&Co. Ou seja, tem atuação na indústria e no comércio de diferentes setores de atividade. Céliz é graduação em Administração de Empresas Pela Universidade Federal de Santa maria, sua terra natal, e conta com especializações em áreas empresarial e de gestão de pessoas. Ela costuma dizer que gosta de gente. “Sou uma administradora com um pé em RH”, diz. Em seu lado B, Céliz Frizzo divide seu tempo livre com o marido e o filho e não abre mão de suas outras paixões; a moda e a gastronomia. E engajada pelo fim da violência contra as mulheres, Céliz é fundadora do Núceo Caxias do Sul do Grupo Mulheres do Brasil.

Instagram https://www.instagram.com/celizgfrizzo/

Linkedin https://www.linkedin.com/in/celizgfrizzo

Conheça mais sobre o Grupo Brinox:


Fabricante de utilidades domésticas das marcas Brinox, Coza e Haus Concept, há 30 anos opera no segmento de houseware em todo o Brasil e marcamos presença, ainda, com produtos em 31 países dos cinco continentes. Entre os principais destinos estão Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile e EUA. Em 2021, a companhia – cujo portfólio exibe mix de mais de 6 mil itens – apurou receita líquida de R$ 462 milhões pela força de 696 lançamentos, pela confiança de 3.360 clientes ativos e o pelo empenho de 1.167 colaboradores. Com matriz em Caxias do Sul (RS), o Grupo Brinox mantém fábrica e um centro de distribuição em Linhares/ES, um showroom em São Paulo, escritório de apoio logístico na China e conta com importadores em todos os continentes. Com um mix de mais de 6 mil itens no portfólio, a empresa apurou uma receita líquida de R$ 462 milhões em 2021 pela força de 696 lançamentos, pela confiança de 3.360 clientes ativos e pelo empenho de seus colaboradores.

Esta publicação tem a colaboração de Gladis Berlato e Gabriel Izidoro, da DNF Press.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte