Em meio a pandemia e o novo cenário onde as empresas se veem diante de uma corrida para a digitalização, o GPA realizou algumas mudanças em sua estratégia digital para tentar ganhar mais mercado. Nesse sentido, o grupo deixará de utilizar apenas o James Delivery, empresa adquirida em 2018, para entrega dos produtos vendidos pela internet, e começará a fechar acordos com outros aplicativos também.

Além disso, as redes do grupo – Pão de Açúcar e Extra – passarão a vender em “markeplaces” de plataformas digitais e de outros varejistas.

O novo posicionamento abre portas para uma nova frente de cruzamento de negócios entre grandes varejistas. A depender da evolução desses contatos, será possível ver o Pão de Açúcar, em dado momento; vendendo produtos no site Americanas.com, da Lojas Americanas, ou no braço digital do Magazine Luiza, por exemplo.

O GPA anunciou estar já em conversas avançadas para a venda de itens de supermercado no Mercado Livre. O acordo deve anunciar esse acordo no fim de março, segundo jornal Valor Econômico.

Será a primeira parceria do Mercado Livre com uma grande varejista de alimentos no país, e intensifica a disputa dos marketplaces nesse segmento. O Carrefour, principal concorrente do GPA, não vende esses itens pelo Mercado Livre.

O acordo deverá consistir em uma loja virtual do GPA e do Clube Extra (hipermercados) no Mercado Livre e poderá utilizar o sistema de logística do marketplace (retirada, armazenagem e envio de produtos). Por esse sistema, 70% das entregas ocorrem em até dois dias. As mercadorias devem fazer parte da política de frete grátis para compras acima de R$ 99 no Mercado Livre.

Impacto: Positivo. Visando adaptar seu sistema de vendas e impulsionar sua performance, o GPA optou por expandir sua estratégia de atuação; dando início a parcerias com grandes redes de e-commerce como o Mercado Livre. Segundo o vice-presidente sênior do gigante digital, Fernando Yunes, as negociações já estão em estágios avançados. Esta será a primeira vez que o Meli realiza um acordo com uma grande varejista de alimentos no país.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte