Grammy Awards

O Grammy Awards sempre gera calorosas discussões tanto antes como depois da cerimônia de premiação. Isso porque, apesar de carregar o título de maior prêmio da música mundial, a premiação é constantemente acusada de injustiçar artistas, seja no momento de anunciar as nomeações ou na hora de entregar troféus.

Artistas com vasta consolidação na indústria como Katy Perry,, Lana Del Rey, Nicki Minaj e, até mesmo, o saudoso grupo Queen nunca ganharam um gramofone dourado.

Com 65 anos de existência do Grammy, esse histórico de contradição é bastante levantado nas redes sociais e usado para questionar os critérios adotados pela Academia (The Recording Academy) para selecionar e premiar artistas.


CONFIRA A LISTA DE INDICADOS AO GRAMMY 2025 


Além de bases de fãs, os próprios artistas também já levantaram acusações contra o  Grammy.

Em 2021, o cantor The Weeknd não poupou críticas à Academia, após não receber nenhuma indicação naquele ano, mesmo tendo apresentado um dos trabalhos mais executados nas plataformas de streaming e com grande impacto cultural, com sucessos como Save Your Tears e Blinding Lights.

Em suas redes sociais, o músico afirmou que a entidade “continua corrupta” e que os organizadores da premiação devem transparência a ele, “meus fãs e à indústria”.

Diante disso, confira a seguir o que se sabe sobre o processo de seleção de indicados e vencedores ao Grammy.

Como o GrammGrammy Awards: confira como indicados e vencedores são escolhidosGrammy Awards: confira como indicados e vencedores são escolhidosy escolhe os vencedores?

Tudo começa com as inscrições. Gravadoras e membros da Academia Nacional de Artes e Ciências da Gravação (The Recording Academy) submetem trabalhos musicais lançados no período de elegibilidade do prêmio. 

As submissões incluem álbuns, singles, vídeos e performances, que são avaliados por comitês especializados. 

A princípio, esses comitês asseguram que cada obra seja categorizada corretamente e que atenda aos requisitos do regulamento.

Primeira votação

Após a triagem inicial, os membros votantes, que incluem músicos, compositores, produtores e engenheiros de som, participam da primeira rodada de votação online. 

Essa etapa é crucial, pois define os indicados em cada uma das categorias. Para garantir qualidade e precisão, os votantes são orientados a votar apenas nas áreas de sua especialização musical.

Anúncio dos indicados

Após a apuração dos votos iniciais, os indicados ao Grammy são anunciados. 

Esses nomes se tornam o centro das atenções até o dia da cerimônia, que em 2025 acontecerá no dia 2 de fevereiro.

Votação final

Na etapa final, os membros votantes da Academia selecionam os vencedores entre os indicados. 

Essa votação é supervisionada por uma empresa independente para garantir a integridade do processo. 

A princípio, os resultados permanecem em sigilo absoluto até o momento da revelação, no palco do Grammy.

Publicidade

Aumente seus ganhos

em até 100%