Nesta segunda-feira (16), por volta de 13:02 (horário de Brasília), as ações do GPA (PCAR3) disparavam 18,99%, a R$ 2,82.

Esse movimento ocorre em meio a notícias de que o empresário brasileiro Nelson Tanure teria adquirido 9% da companhia, enquanto aguarda aprovação para a compra da rede Dia, atualmente controlada pelo fundo de investimento Lyra II.

Segundo uma fonte ouvida pela Bloomberg, Tanure fechou acordo para adquirir a rede de supermercados Dia e iniciou consultas com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) sobre a possibilidade de fundi-la com o Pão de Açúcar.

Caso o Cade dê um aval inicial, ele poderá formalizar o pedido de fusão entre as empresas no primeiro trimestre de 2025. A pessoa pediu anonimato por discutir informações privadas. O Cade disse que, até o momento, nenhum comunicado formal sobre a operação foi publicado.

A GPA opera cerca de 700 lojas, enquanto a rede Dia possui mais de 200 pontos de venda. Na quinta-feira, o jornal Valor Econômico foi o primeiro a noticiar o interesse de Tanure na fusão das duas empresas.

GPA: Reag eleva participação para 5,69%

A companhia comunicou que a gestora Reag atingiu uma participação de 5,69% nas ações ordinárias da empresa, ao totalizar 27.902.597 ações.

Além disso, a gestora detém instrumentos financeiros derivativos com exposição equivalente a 3,87% do total de ações ordinárias emitidas, totalizando 9,56% de participação no capital social do GPA.

Publicidade

Saiba o preço-alvo das ações e lucre agora!