O governo dos Estados Unidos transferiu cerca de US$ 2 bilhões em bitcoins para uma carteira não identificada nesta segunda-feira (29). Os fundos, avaliados em quase 28 mil Bitcoins (BTC), estão diretamente ligados às apreensões realizadas pelo Departamento de Justiça (DOJ) no antigo mercado da dark web, Silk Road.

O Departamento de Justiça dos EUA confiscou os BTCs do Silk Road em 2020, após um longo processo legal. No final do ano passado, um tribunal de apelações confirmou a decisão do confisco de 69.370 Bitcoins e outras criptomoedas ligadas ao mercado.

Essa transferência coincide com grande debate sobre o futuro desses ativos digitais. A Arkham Intelligence, empresa especializada em análise de dados de blockchain, estima que o governo dos EUA ainda possui mais de US$ 12 bilhões em Bitcoins provenientes do Silk Road.

No fim de semana, o ex-presidente Donald Trump declarou que, se reeleito, estaria disposto a reduzir a sentença de Ross Ulbricht, fundador do Silk Road. Ulbricht cumpre pena de prisão perpétua por crimes relacionados à operação do mercado negro online.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.