Debora Santille
Conselheira de Empresas com +20anos de atuação executiva em renomadas empresas exercendo posições C-Level, nas áreas de Controladoria e Finanças, Estratégia, Governança Corporativa e Administração Geral em Conselhos de Administração, Conselhos Fiscal, Comitês de Auditoria e de Assessoramento em Conselhos Consultivos e Sócia da BeOn Board Service. LinkdIn https://www.linkedin.com/in/dsantille/
Os princípios básicos presentes na governança corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa são valores que juntos trazem inúmeros benefícios às empresas, sobretudo, às empresas que carecem de formalização e padronização em sua gestão.
Então, considerando que cada empresa traz consigo, explícita ou implicitamente, seus valores culturais, ao analisarmos e avaliarmos suas relações com a reputação e a governança corporativa, e as associações entre os valores culturais e as características das empresas, comparando os valores culturais entre as empresas com reputação corporativa e as demais, e entre aquelas que adotam princípios de governança corporativa e as demais, podemos verificar que as empresas adeptas de princípios de governança corporativa registram uma quantidade de valores culturais superior à das demais e assim como é possível identificar associação entre as variáveis valores culturais e governança corporativa¹.
A Importância Dos Valores Na Gestão Corporativa
Você já parou para refletir sobre o que é um cidadão? Mesmo que todos estejamos inseridos em uma sociedade, uma coisa é certa: nem todos prezam pelo respeito e pela boa convivência.
Os valores de uma empresa, assim como os valores da sociedade em que estamos inseridos, é um importante guia para auxiliar nas tomadas de decisão da organização, pois esses valores precisam ser consultados, para que as decisões tomadas estejam alinhadas a eles, que vão desde as ações de marketing que serão feitas para anunciar um novo produto ou serviço, até as decisões de gestão como quais departamentos devem ser priorizados ou se devem ou não expandir seu negócio no momento, ou quais profissionais contratar.
Os clientes e profissionais se sentirão sempre mais atraídos por aquelas empresas com a qual tenha uma maior identificação, razão pela qual as empresas devem passar seus ideais para seus clientes de forma que eles fiquem ainda mais interessados nos produtos e serviços que solucionem seus problemas e permaneçam com empresas que sejam coerentes com seus valores.
Vivemos numa sociedade onde os valores morais são levados em consideração, principalmente, em relação às escolhas religiosas, políticas e de educação. Porém, pouco compreendemos sobre o significado de valores, moral e ética² , essa última principalmente.
Terezinha Rios³ nos ajuda com esta compreensão dizendo que é extremamente importante saber a distinção entre Moral e Ética, não diferenciar, pois são complementares. E o que é costume? É o jeito que homem inventou de viver na natureza. Por exemplo: “os cachorros não costumam latir, eles latem” diferente de: “Nós brasileiros estamos acostumados a comer arroz e feijão todos os dias”, isso é costume. “Cada sociedade tem os seus costumes e esses são baseados justamente em valores!”
E somos orientados dentro de cada sociedade a julgar o que é certo e errado! ou dizemos: “É assim que deve ser feito”. E então se constroem regras, normas e leis que dentro de uma sociedade que são consideradas corretas, caso contrário se são violadas, as pessoas são punidas. Aqui está entramos no campo da moral, um conjunto de prescrições que orientam as pessoas e a sociedade.
E como Terezinha fala: “E porque tenho que ser honesto e pagar impostos”? Será que isso é para o meu bem? Aqui entramos no campo da Ética, diferente da moral que tem um caráter normativo, baseado em regras, a ética tem um caráter reflexivo, que envolve o bem comum da sociedade.
Como identificamos valores? E o que são valores?
Valores direcionam o comportamento humano e governam as todas as nossas decisões. Os costumes são baseados em valores. São estados emocionais que damos importância e que buscamos vivenciar mesmo que de forma inconscientemente. E os nossos valores foram construídos ao longo de nossas vidas, através principalmente dos nossos pais ou das pessoas que nos educaram enquanto pequenos.
Além da educação sofremos influência da nossa cultura, da nossa escola, da cidade onde moramos, da experiência de vida, através dos nossos familiares, das histórias vividas pelos nossos pais, avós, bisavós e pelas relações de trabalho e empresas onde e com a qual trabalhamos. Valores não mudam, eles seguem reforçando ao longo de nossas vidas, e descrevem o que nos motivam a agir, seja de forma considerada “ruim” ou “boa”4 .
Ensinar E Propagar Virtudes E Valores Éticos E Morais Aos Seus Stakaholders5
Ensinar e propagar virtudes e valores éticos e morais é repassar aquilo em que acreditamos e que aplicamos no dia a dia, como o respeito ao próximo e a responsabilidade com os bens. São princípios que desde cedo nos ajudam a moldar a personalidade e a construir relações mais saudáveis com as outras pessoas. As virtudes são características dos seres humanos relacionadas à excelência e à boa conduta, como coragem, integridade, honestidade, amor, respeito, perdão, generosidade, altruísmo, justiça, paciência, humildade, muitos outros que, como vemos, são mensagens de igualdade, respeito e amor entre os povos e as pessoas diferentes. Os valores são aquilo que acreditamos ser o correto e por onde medimos as nossas ações. Ética e moral têm a ver, respectivamente, com os princípios coletivos e individuais.
Defender a diversidade cultural é ético, enquanto a honestidade é uma moral (ética tem origem universal e a moral, cultural).
O Papel Da Liderança
E valores também norteiam o que uma empresa valoriza naquilo que considera importante para a corporação, e compete a liderança levar as pessoas compreendem esses conceitos de valores, moral e ética nas empresas, onde imperam um conjunto de regras, normas e leis, e dar transparência em relação às essas normas e leis para benefício comum de todos.
E como Terezinha complementa: a ética é baseada em 3 princípios:
- Respeito: reconhecimento da existência do outro e constitui a sociedade como um todo.
- Justiça: igualdade na diferença. Somos indivíduos singulares, mas iguais em direitos.
- Solidariedade: respeito levado às últimas consequências, penso no outro genuinamente.
A transmissão de boas virtudes e valores deve ser uma preocupação constante dos líderes empresariais, mostrando de maneira clara as noções de respeito, honestidade e equilíbrio, com ações altruístas, ou seja, dar sem esperar nada em troca. Essa é a essência da prática de virtudes e valores.
¹ -Efeitos da cultura organizacional no desenvolvimento dos modelos de governança corporativa – June 2014 Revista FAMECOS 21(1):268
² -Valores, moral e ética: definições = Na Etimologia: Moral é More (latim) significa costume e Ética é Ethos (Grego) também significa costume.
³-Terezinha Rios, Mestre em Filosofia da Educação, mais de 30 anos atuando na equipe de professores do Departamento de Teologia e Ciências da Religião. Doutorou-se em Educação pela USP e é pesquisadora do GEPEFE – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores, da Faculdade de Educação dessa Universidade. É membro do Conselho Editorial de Educação da Cortez Editora e da Sociedade de Filosofia da Educação dos Países de Língua Portuguesa. Ler, ensinar e aprender, partilhar coisas boas e dançar ajudam a construir a vida da melhor qualidade, na sua opinião. Autora dos livros Ética e Competência, Compreender e ensinar – por uma docência da melhor qualidade (Cortez Editora) e Filosofia na escola – o prazer da reflexão, em parceria com Marcos Lorieri (Editora Moderna) e colunista da revista Nova Escola – Gestão Escolar, na seção “Ética na escola”.
4-Exemplos de valores: Liberdade, segurança, responsabilidade, contribuição, comprometimento, confiança, integridade etc..e difere de pessoa para pessoa. Exemplos de meios para atender esses valores: casa, empresa, carreira, carro, relacionamento, dinheiro, família, etc. Exemplos de critérios de valores: aqui são regras que ao longo de nossas vidas determinam o “Como” vamos atender os nossos valores, através desses meios que escolhi. E por fim, a Hierarquia de Valores: ao longo de nossas vidas valorizamos coisas diferentes e os valores seguem essa priorização. Então àquela lista de valores que cada pessoa tem segue uma hierarquia, uma prioridade que sofre influência da idade, experiências, preferências que se movem ao longo da vida.
5-Stakeholders são todos os grupos de pessoas ou organizações que podem ter algum tipo de interesse pelas ações de uma determinada empresa. As partes interessadas podem ser desde colaboradores, considerados stakeholders internos, até investidores, fornecedores, clientes e comunidade, chamados de externos.
*DEBORA SANTILLE : agregando valor ao negócio e aplicando as melhores práticas de gestão que seu negócio precisa…..Tem trabalhado com Governança Corporativa & Finanças em uma base diária e adoraria a oportunidade de colaborar com você em seus processos governança corporativa e finanças para ajudar você a ficar fora da interrupção e a enfrentar os desafios impostos para a Administração da atualidade . https://www.linkedin.com/in/dsantille/