As pesquisas na internet estão se tornando cada vez mais intuitivas e o Google quer melhorar a experiência do usuário com o auxílio da IA em seu novo recurso. Na última quinta-feira (15), o Google anunciou a ampliação de sua ferramenta de inteligência artificial “AI Overviews” para seis novos países, incluindo Brasil, Índia, Indonésia, Japão, México e Reino Unido. 

Aqui no Brasil, a ferramenta estará disponível nos próximos dias se chamará “Visões Gerais criadas por IA”. Entre as novas funcionalidades do “Visões Gerais Criadas por IA” estão a adição de ícones de sites em dispositivos móveis e a exibição de links no lado direito da tela em desktops, com o objetivo de facilitar o acesso a informações relevantes durante as pesquisas.  

A ferramenta está testando a inclusão de links diretamente no texto das “Visões Gerais”, o que tem mostrado resultados positivos ao direcionar mais tráfego para sites de criadores de conteúdo. 

Hema Budaraju, diretora de produtos e pesquisas do Google, destacou que a introdução da IA permite aos usuários formular perguntas mais complexas e explorar temas com maior profundidade.  

“O que significa mais oportunidades de descobrir conteúdo de editores, empresas e criadores”, destacou Hema ao explicar que nos países em que a plataforma já está inserida, as pesquisas se aprofundando em assuntos complexos com novas perspectivas. 

Hema observou que os testes iniciais mostraram um aumento significativo na diversidade de sites visitados pelos usuários ao buscar informações mais detalhadas. Ela também mencionou que os cliques originados por essa ferramenta tendem a gerar tráfego de maior qualidade para os sites, com os visitantes passando mais tempo nas páginas acessadas. 

“Além disso, quando os usuários clicam nas páginas de resultados de pesquisa a partir desse recurso, esses cliques são de maior qualidade para os sites, pois os usuários tendem a permanecer mais tempo nos sites visitados”, destacou. 

Como funciona a pesquisa do Google?  

Para entender como isso irá mudar a forma de pesquisa, é preciso ter conhecimento de como o processo da plataforma funciona. A Pesquisa Google é um mecanismo automatizado que utiliza sofisticados softwares, conhecidos como rastreadores da web, para explorar constantemente a internet e indexar novas páginas.  

Esse processo é dividido em três etapas principais, que ajudam a compreender como as páginas são rastreadas, indexadas e exibidas nos resultados da pesquisa. 

O primeiro estágio é o rastreamento, onde o Google utiliza programas automatizados, chamados de rastreadores, para descobrir quais páginas existem na web. Esses rastreadores, como o Googlebot, navegam de página em página, seguindo links e identificando novos URLs.  

Durante o rastreamento, o Googlebot faz o download dos textos, imagens e vídeos das páginas. Utilizando algoritmos, determina a frequência e a quantidade de páginas a serem rastreadas em cada site, levando em conta fatores como a capacidade do servidor e a estrutura do site. 

Após o rastreamento, o próximo passo é a indexação. Nesta fase, o Google analisa o conteúdo das páginas e o armazena em um banco de dados gigante conhecido como índice.  

Nem todas as páginas rastreadas são indexadas. A qualidade do conteúdo e os metadados, como regras de robots meta e a estrutura do site, podem influenciar a decisão de indexação. 

O estágio final é a exibição dos resultados da pesquisa. Quando um usuário realiza uma pesquisa, o Google consulta seu índice e retorna os resultados mais relevantes com base na consulta.  

Publicidade

I.A.

revelou quais são as empresas

mais lucrativas para você investir