Gol

A Gol (GOLL4) anunciou, na quarta-feira (15), a atualização de seu plano de negócios de cinco anos, em meio ao processo de reestruturação que a empresa atravessa. A revisão incorpora desafios recentes, como a mudança na taxa de câmbio, agora projetada em R$ 6,04 (em comparação com os R$ 5,17 anteriormente).

Entre os destaques do novo plano estão:

  • – Capacidade estável em 2024, com projeção de crescimento de 14,00% em 2025.
  • – Expectativa de EBITDA (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 4,50 bilhões em 2024 e R$ 5,50 bilhões em 2025.
  • – Financiamento DIP (Debt-in-Possesion) de US$ 1,0 bilhão já assegurado e concessões de arrendadores no valor de US$ 1,10 bilhão.
  • – Acordo com o governo do Brasil para redução de US$ 750 milhões em passivos tributários.
  • – Projeção de alavancagem reduzida para 3,60x o EBITDA até 2026.

Ajustes nas projeções de capacidade e receitas da Gol (GOLL4)

No novo planejamento, a capacidade medida em ASK (assentos-quilômetro disponíveis) deve permanecer estável em 2024, a 43,30 milhões, e crescer gradualmente para 69,70 milhões até 2029.

O destaque estaria na retomada das operações internacionais, consideradas o principal motor de crescimento no curto prazo.

A frota, inicialmente projetada em 142 aeronaves em 2024, foi revisada para cento e trinta e sete aeronaves, com expansão para cento e sessenta e sete até o ano de 2029.

Em termos de receita, as expectativas são otimistas, com R$ 18,90 bilhões em 2024 (1,00% acima do plano anterior) e R$ 22,10 bilhões em 2025 (crescimento de 7,00% em relação à estimativa anterior).

Previsão de melhora nas margens EBITDA

A margem EBITDA, que mede a eficiência operacional, foi projetada para atingir 24,00% em 2024 (contra 23,00%, anteriormente), com expectativa de recuperação para 34% em 2029.

Isso reflete ganhos em resultados unitários e redução de custos.

Estratégia de saída do Chapter 11

Para concluir o processo de recuperação judicial nos Estados Unidos (Chapter 11), previsto para maio de 2025, a Gol (GOLL4) planeja levantar US$ 1,870 bilhão em financiamento de saída.

Esses recursos serão usados para:

  • – Quitar US$ 1,32 bilhão de financiamento DIP.
  • – Garantir US$ 0,50 bilhão de liquidez ao sair do processo.
  • – Potencialmente captar até US$ 330 milhões por meio de emissão de ações.

O financiamento de saída vai ser garantido por ativos estratégicos, como:

  • Marca e propriedade intelectual do programa Smiles.
  • Slots de decolagem e pouso em aeroportos brasileiros.
  • Marca e propriedade intelectual da Gol Airlines.
  • Um pool de peças de reposição não vinculadas.

Valorização dos ativos e segurança financeira

Em relatório, o BTG Pactual destacou que o pacote de garantias possui um valor estimado de US$ 6,30 bilhões, resultado em uma relação LTV (loan-to-value) de 25,00% na dívida prioritária e 40,00% na dívida subordinada.

Esses indicadores reforçam a estratégia da Gol de consolidar sua base financeira e assegurar sua recuperação sustentável, de acordo com os analistas do BTG Pactual.

Apesar do plano detalhado trazer clareza, o banco de investimentos destaca preocupações com a possível diluição acionária associada à saída do Chapter 11.

Além disso, o mercado vai continuar atento à evolução do processo e à combinação de negócios com a Azul.

Na visão do BTG Pactual, a Gol busca equilibrar sua estratégia de crescimento com ajustes necessários para enfrentar desafios, como passivos tributários, atrasos na entrega de aeronaves e financiamento de capital para renovação de frota.

O plano reforça o compromisso da empresa em superar os obstáculos e consolidar sua posição no mercado aéreo, diz o BTG Pactual. O banco de investimentos mantém a recomendação de VENDA, com preço-alvo de R$ 1,00 por ação.

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