Em 24 de maio, a Gol, em apoio às ações do governo federal para impedir a disseminação do Covid-19, reajustou o tráfego aéreo nacional, reduzindo de 800 para 50 voos diários essenciais entre Guarulhos e todas as 26 capitais estaduais e Brasília.
A Gol espera manter essa configuração de malha até meados do mês de maio, quando aumentará a frequência de voos e ampliará gradativamente a cobertura para outras cidades.
Entre os principais destaques financeiros do 1T20, estão:
• O número de passageiro-quilômetro transportado pago (RPK) caiu 6,4%, totalizando R$ 9,9 bilhões, enquanto o Assento Quilômetro Ofertado (ASK) caiu 4,4% na comparação trimestral. A empresa transportou 8,3 milhões de clientes,-6,7% vs. 1T19;
• A receita líquida ficou em R$ 3,1 bilhões, -2% vs. 1T19. A receita com transporte de cargas e outros cresceu 16,4% para R$ 206,4 mi. Os custos e despesas operacionais da Gol sobre percentual da receita líquida caíram 17 pontos percentuais, para 67,4%, vs. 84,2% no 1T19;
• O EBITDA recorrente e o EBIT recorrente atingiram R$ 1,4 bi e R$ 938 mi, respectivamente. A margem EBITDA e margem EBIT ficaram em 45,7% e 29,8% aumento de 16,1 p.p. e 12,8 p.p., respectivamente, em comparação ao ano anterior;
• O lucro líquido recorrente ficou em R$ 173 milhões, ou R$ 0,44 por ação. O não recorrente ficou negativo R$ 2,3 bi, altamente impactado pela variação cambialdo período;
• A companhia registrou geração de caixa operacional de R$ 1,1 bi, com margem de fluxo de caixa operacional de 35,6%;
• A liquidez total ficou em R$ 4,2 bilhões, composta por R$ 3 bilhões de caixa e aplicações e R$ 1,2 bilhão em recebíveis.
Para o 2T20, a Gol estima reportar receita total de R$ 0,9bi (vs. R$ 3,1 bi no 2T19) com margem EBITDA de aproximadamente6% (vs. 25,9% no 2T19). As despesas totais devem diminuir aproximadamente 50%.
Com consumo de caixa estimado em R$ 7 milhões por dia para o 2S20, a Gol acredita que possui caixa suficiente até o final do ano, assumindo que não haja melhora nas condições atuais.
Impacto: Marginalmente negativo. O resultado apresentado pela Gol corrobora a dificuldade que as empresas do setor devem possuir ao longo do ano. Entretanto, vale observar que a posição de liquidez da companhia é suficiente para aguentar o ano todo nessa situação.