Goiás abriu oficialmente a colheita do milho segunda safra no Estado

A Abertura Estadual da Colheita do Milho aconteceu nesta sexta-feira (30) em Jataí e marcou o início da colheita da segunda safra no estado. O evento, organizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja), com o objetivo de reunir entidades do agronegócio para debater as perspectivas do setor e celebrar o início da colheita, reconhecendo o sucesso do empreendedorismo dos produtores da região.

De acordo com o presidente da Aprosoja, Joel Ragagnin, o momento é de discutir algumas situações importantes que estão preocupando os produtores como a comercialização junto às questões políticas, econômicas e ambientais do país. Ele ainda apontou que a perspectiva da Aprosoja para a colheita desta safra é melhor que a dos anos anteriores, “com certeza nós teremos uma colheita muito robusta aqui no estado”, disse.

O consultor em agronegócio Ênio Fernandes participou de um painel apresentando sua análise do mercado de soja e milho. De acordo com Ênio, 2023 não é um ano de grandes margens, mas quem tiver planejamento e controle vai conseguir se sair bem desse período.

Nós estamos em um momento desafiador para os produtores rurais, mas o campo brasileiro já passou por momentos assim. O que nós precisamos fazer agora? Ser mais eficientes ainda; controlar custos, ter um plano comercial e planejar o futuro

Ênio Fernandes, consultor em agronegócio

Além disso, o ex-ministro Roberto Rodrigues estava com presença confirmada para realizar uma palestra sobre as perspectivas do agronegócio no Brasil. Porém não participou devido ao velório de Alysson Paolinelli, que foi homenageado no evento.

O pesquisador Evaristo de Miranda substituiu o ex-ministro. Recém chegado da Europa ele pontuou as crises enfrentadas em outros países e o quanto o Brasil tem a ensinar para o cenário internacional. Ele ainda apontou o aumento das exportações e importações nas últimas três décadas.

“Nós estamos tendo um aumento quantitativo não só em quantidade”, disse ele. Explicou que o país tem uma grande diversidade de produtos que movimentam a economia, e colocam o Brasil em destaque no mercado internacional.

Centenas de pessoas participaram do evento, entre elas a advogada especialista em direito no agronegócio Patrícia Rodrigues que afirmou que o evento é uma ótima oportunidade para se conectar com os players do setor.

Somos de Rio Verde, mas fizemos questão de vir participar por entender que essas ações nos proporcionam uma troca de experiência incrível

Patrícia Rodrigues, advogada especialista em direito no agronegócio

Plano Safra

Além disso, o Plano Safra 23/24, apresentado pelo Governo Federal nesta semana, foi comentado, com elogios e ressalvas por parte dos produtores rurais.

Por volta das 13h iniciou a colheita de 150 hectares da plantação de milho que marcou a abertura na Fazenda Calianda, do produtor rural de Jataí, Diogo Sandri. Ele foi o responsável por pilotar a colheitadeira na companhia do diretor financeiro da Aprosoja, Eliézer Goulart.

Aprosoja-MT alerta produtores para prevenção de incêndios durante colheita

A produção da safra plantada em 1,7 milhões de hectares com a expectativa é de uma colheita de 10,89 milhões de toneladas. Representando um aumento de 37% em relação ao ciclo de 2022, que foi muito afetado pela falta de chuvas. Jataí foi a sede escolhida este ano por ser um dos dez principais produtores de milho no Brasil.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a cidade tem uma área superior a 215 mil hectares semeados na segunda safra. A produção anual é de quase 1,5 milhão de toneladas.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte