A Consensys, empresa por trás da popular carteira criptográfica MetaMask, entrou com uma ação judicial contra a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) na quinta-feira (26), desafiando as tentativas do regulador de classificar o Ethereum como um título de valor mobiliário.
A ação da Consensys rapidamente ganhou de grandes nomes da indústria de criptomoeda, que expressaram indignação com o que consideram um exagero regulatório por parte da SEC.A Consensys alega que a SEC está exagerando em suas tentativas de regular o Ethereum e que o regulador está buscando “assumir o controle sobre o futuro da criptomoeda”.
A empresa argumenta que o Ethereum não se encaixa na definição de um título de valor mobiliário e que a classificação proposta pela SEC criaria um precedente perigoso para a indústria de criptomoeda como um todo.
A ação da Consensys foi recebida com entusiasmo por figuras influentes universo cripto, que expressaram seu apoio à empresa e condenaram as ações da SEC. O fundador e CEO da Uniswap, Hayden Adams, tweetou: “Obrigado [ao fundador da Consensys e ao resto da equipe] por lutar e defender nossa indústria. Estamos cansados do exagero e do assédio.”
Já o o diretor jurídico da Coinbase, Paul Grewal, disse que “é hora da SEC admitir que ainda sabe que a ETH também é uma commodity. Não há mais jogos”. “Obrigado à Consensys por se levantar contra a expansão ilegal de autoridade da SEC”.