Você sente que as maiores dificuldades que te impedem de tirar algo do papel ou alcançar metas são a falta de tempo, foco ou recursos financeiros? Isso é muito comum: segundo a pesquisa da Nature, a maior parte das pessoas sente-se constantemente “pobre de tempo”, por exemplo. Mas algo que você talvez não perceba é como todos esses empecilhos e “faltas” estejam ligados a uma única coisa: gestão.
O que eu quero dizer é que quando tratamos tudo na nossa vida como tratamos um projeto e fazemos a gestão da maneira ideal, conseguimos alcançar nossos objetivos. Claro que, dependendo dos recursos, pode ser que aconteça mais cedo ou mais tarde. Mas o fato é que seu tempo, seu foco e até seu dinheiro podem ser geridos de uma melhor forma – e às vezes isso é a única coisa que realmente falta.
O que é a gestão de projetos?
Antes de tudo, vamos entender melhor o que é um projeto: segundo o PMBOK, um projeto é um esforço temporário que tem como finalidade um resultado único e possui recursos delimitados. Um projeto pode ser social, pessoal, cultural, empresarial ou de pesquisa. Em resumo, é um plano para alcançar um objetivo com início, meio e fim.
Já a gestão é a atividade de realizar a organização e definição, o planejamento e a condução da execução de algo. A gestão de projetos é, portanto, o ato de administrar, gerir, acompanhar e monitorar um projeto!
Gestão é o segredo
Quando o assunto é dinheiro, por exemplo, muitas vezes só pensamos “não tem jeito, ganho pouco mesmo” e desistimos daquela viagem ou daquela festa de casamento sem nem estudar melhor a possibilidade. O que não pensamos é que se fizermos uma gestão financeira e de fato descobrirmos quanto será necessário investir, por quanto tempo e de que forma, é muito mais provável que esse projeto pessoal saia sim do papel. No fim, a forma como você organizou esse recurso financeiro foi mais importante do que a quantidade que você tinha disponível.
E, se você ainda está na dúvida entre aplicar a gestão de projetos em todas as áreas da sua vida, vou te contar algo: viagens e festas de casamento são exemplos de projetos pessoais, assim como uma reforma ou um hobby. Então, se tudo é um projeto… tudo pode (e deve) ser gerido como um!
Como aplicar a gestão de projetos
Para começar a gerir projetos e realizar seus objetivos, algumas dicas:
1. Faça uma lista de tudo o que será necessário para a realização do projeto
Se seu projeto é uma viagem, por exemplo, algumas das coisas que estariam na lista seriam: renovar passaporte, juntar R$ 300,00 por mês, contratar alguém para cuidar dos cachorros e molhar as plantas, fazer roteiro de viagem…
2. Defina prioridades para suas tarefas
Se tudo é urgente, nada é urgente. Defina prioridades para seus objetivos e para as tarefas que você precisa concluir para alcançá-los.
3. Monte um plano de ação
Agora que você sabe o que precisa fazer e o quão urgente é cada uma dessas coisas, defina quando serão feitas. Coloque prazos realistas e seguros, para que se houver um imprevisto seu projeto não seja prejudicado.
4. Encontre uma ferramenta ideal para acompanhar o andamento do seu projeto
O Trello, por exemplo, permite que você visualize as etapas e o andamento do seu projeto. Isso é muito importante para o sucesso dele e para que você não fique ansiosa!
5. Defina momentos para acompanhar o andamento do seu projeto
É aquela coisa… não adianta fazer tudo isso e esquecer na gaveta. Por isso, separe momentos específicos para fazer a gestão do seu projeto, como uma vez na semana ou a cada quinze dias.
Para finalizar, gostaria de te lembrar que às vezes é importante priorizar seus próprios projetos, sejam eles pessoais ou profissionais. Se organizar direitinho, dá certo. Não esqueça de fazer isso por você mesma – agora você sabe como.
Ana Laura Lobo
Empreendedora desde 2011, nascida e criada em Santos/SP, formada em Moda e Publicidade e Propaganda, com especialização em Gestão de Projetos.
Começou a empreender aos 15 anos, criando uma confecção de roupas e acessórios que viveu por 10 anos, a Loja iClothes. Hoje com a loja aposentada, o foco da produção de moda está na sua marca autoral Nana Lobo Co.
Sua experiência técnica e profissional permitiu trabalhar com gestão com facilidade. Hoje aplica seu conhecimento auxiliando pequenas e médias empresas em gestão de projetos e negócios, principalmente no digital.
Para acompanhar seu trabalho:
- https://www.instagram.com/analauralobo/
- https://analauralobo.com.br/
- https://www.linkedin.com/in/analauralobo/