Confira a análise do BB Investimentos sobre a Gerdau (GGBR4)e veja se vale a pena investir na companhia que tem boas perspectivas para as suas operações em 2022.
Veja se vale a pena investir
Conforme a análise do BB, a Gerdau deverá continuar registrando resultados robustos, aproveitando-se da continuidade da dinâmica favorável do setor de siderurgia nas regiões de operação da companhia, suportada principalmente pelo consumo resiliente de aço pelos setores de construção e industrial, tanto no Brasil como nos Estados Unidos.
Na visão dos analistas do BB, a Gerdau está bem posicionada para continuar capturando o crescimento da siderurgia nas regiões de atuação, não só pela sua liderança em mercados relevantes, mas também pelos investimentos contínuos em melhorias operacionais, desenvolvimento de portfólio com produtos de maior valor agregado, expansão de capacidade de forma ordenada, digitalização, inovação, entre outros.
Algumas iniciativas já têm se traduzido em ganhos de participação de mercado e melhorias de margens operacionais, e acreditamos que contribuirão para manter a competitividade das operações da Gerdau no futuro.
Além disso, a diversificação geográfica de suas operações, aliada à disciplina financeira e de capital da empresa –impulsionadas pelo fortalecimento de seu balanço em 2021 – reforçam as perspectivas de uma operação mais estável e rentável à frente, bem preparada para as oscilações inerentes ao aspecto cíclico das commodities metálicas.
Analistas do BB apontam riscos:
(i) Deterioração do cenário macroeconômico brasileiro em 2022, com impacto no consumo de aços longos e planos;
(ii) ritmo de recuperação da atividade industrial aquém do esperado nas regiões de atuação da empresa;
(iii) queda abrupta de preços de aço;
(iv) escassez de matérias primas ou incrementos substanciais de seus custos, incluindo os custos com energia, de carvão e logísticos;
(v) prolongamento da falta de componentes da cadeia automotiva; e
(vi) aumento substancial de importações de aço no Brasil.